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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: TÂNIA SOFIA AMARAL BICHO (49298)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: EMPLOYER BRANDING COMO ESTRATÉGIA DIFERENCIADORA DAS MARCAS: O CASO IKEA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 31/10/2019 às 22:45 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

São as pessoas que dão vida às organizações. As marcas são feitas por e para as pessoas e a forma como as empresas gerem a sua employer brand e motivam os seus colaboradores a tornarem-se nos seus principais embaixadores é uma vantagem competitiva para as marcas.
Este estudo tem como propósito analisar o conceito de employer brand no âmbito do marketing e do conceito de marca e compreender o impacto de uma estratégia de employer branding na consolidação da reputação de uma marca e do seu potencial de atratividade enquanto empregador. Para uma melhor compreensão da tendência em estudo foi feita uma análise em profundidade à forma como é gerida a marca empregador da IKEA em Portugal, uma das referências a nível mundial no âmbito do employer branding.
Este trabalho de projeto seguiu uma abordagem qualitativa, através da análise de entrevistas em profundidade aos responsáveis pela gestão da marca empregador da IKEA Portugal e de documentos oficiais disponibilizados pela marca.
Os resultados obtidos forneceram insights relevantes e exemplos reais acerca das estratégias de employer branding desenvolvidas pela IKEA Portugal e destacam os benefícios económicos e psicológicos como os principais catalisadores de atratividade da marca e a importância de unir sinergias entre as áreas de recursos humanos, marketing e comunicação para consolidar a reputação da marca e atrair e reter talento a longo-prazo.
(Português)

People bring organizations to life. Brands are made by and for people, and the way companies run their employer brand and motivate their employees to become their top ambassadors is a competitive advantage for brands.

This project intends to analyze the concept of employer brand in the scope of marketing and of the concept of brand, and to understand the impact of an employer branding strategy on the consolidation of a brand's reputation and its potential for attractiveness as an employer. For a better understanding of the tendency under study, we?ve done an in-depth analysis of the way in which IKEA, one of the worldwide references in the employer branding area, manages its employer brand.

This study followed a qualitative approach by analyzing in-depth interviews with the responsibles of managing IKEA?s employer brand in Portugal and official documents made available by the brand.

The results provide relevant insights and real examples of employer branding strategies developed by IKEA Portugal. They also highlight the economic and psychological benefits as the main catalysts of the brand attractiveness and the importance of interactions between human resources, marketing and communication to consolidate the brand reputation and to attract and retain long-term talent.

(Inglês)

Palavras-chave

Employer branding, Branding, Fatores de atratividade em employer branding, Marketing, Marketing interno, Colaboradores, Reputação, IKEA. (Português)

Employer Branding, Branding, Dimensions of attractiveness in employer branding, Marketing, Internal marketing, Employees, Reputation, IKEA. (Inglês)

Resumo Alargado

ABSTRACT_ T?NIA AMARAL_49298_EMPLOYER BRANDING COMO ESTRAT?GIA DIFERENCIADORA DAS MARCAS - CASO IKEA.pdf (437KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 22-11-2019 14:40
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