Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANDRÉ MIGUEL JORGE CAEIRO (45130)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Perspectivas de difusão do comércio electrónico face ao comércio tradicional
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 11/12/2019 às 09:05 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O aparecimento do canal virtual permitiu a aquisição de produtos sem ser necessário contato físico com o vendedor. Este novo modelo de consumo tem vindo a crescer consideravelmente ao longo dos anos, crescimento esse que tende a continuar e que vem levantar grandes questões sobre o que poderá acontecer no futuro.
Na compreensão do impacto do comércio eletrónico, delineei como objetivos a averiguação das maiores forças e fraquezas do mesmo, procurando entender os hábitos de consumo das pessoas, até mesmo daquelas que não compram online, mas que são influenciadas através das informações fornecidas pelas plataformas de venda. Para a concretização do estudo foi efetuada a análise das respostas a um questionário eletrónico, realizada através de software SPSS.
Observou-se que o comércio eletrónico vem aumentar a perceção dos consumidores sobre os produtos presentes no mercado, aumentando as suas opções de compra pela acessibilidade dos produtos, fornecendo informações úteis sobre os mesmos. As escolhas do consumidor dependem do que lhes traz um maior benefício, entre comprar de uma forma mais cómoda, a um preço mais baixo ou de uma forma que percecionam como mais segura.
(Português)

The arising of the virtual channel allowed the purchase of products without the need for physical contact with the seller. This new consumption model has grown considerably over the years, a growth that tends to continue and which raises major questions about what might happen in the future.
In understanding the impact of e-commerce, I have outlined as objectives an investigation of its strengths and weaknesses, seeking to understand people's consumption habits, even of those who do not buy online, but who are influenced through information provided by sales platforms. For the completion of the study, the analysis of the responses to an electronic questionnaire was performed using SPSS software.
E-commerce has been found to increase consumer perceptions of products on the market, increasing their buying options because of the higher accessibility and providing useful information about them. Consumers' choices will depend on what brings them the most benefit, whether buying more comfortably, at a lower price or in the way that they perceive as safer.
(Inglês)

Palavras-chave

vantagens e desvantagens do comércio eletrónico, barreiras ao e-commerce, e-business, consumo online, canal virtual. (Português)

advantages and disadvantages of e-commerce, barriers to e-commerce, e-business, online consumption, virtual channel. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 09-01-2020 17:00
Voltar