Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: DANIELA FILIPA BERNARDES DA SILVA (51169)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: RELACIONAMENTOS DE COOPETIÇÃO: TENSÕES NO SETOR DE TURISMO EM PORTUGAL
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 03/11/2019 às 14:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Num mercado globalizado e cada vez mais competitivo as empresas enfrentam frequentemente novos desafios. As estratégias de coopetição são adotadas para fazer face a estes desafios, isto é, as empresas estabelecem relacionamentos empresariais que envolvem simultaneamente cooperação e competição. Não obstante, numa estratégia de coopetição surgem diversos tipos de tensões. A presente investigação tem como objetivo estudar o desenvolvimento do relacionamento de coopetição. Em particular, esta investigação pretende estudar as tensões existentes entre empresas envolvidas em relacionamentos coopetitivos e em que fases do desenvolvimento do relacionamento é que as mesmas ocorrem.
Recorre-se ao método qualitativo, de caráter exploratório, com uma estratégia de estudo de caso. Os dois estudos de casos no setor de turismo ? as Embarcações do Sado e os Tuk-Tuks de Lisboa ? exploram dois serviços distintos, mas relacionados. Os casos são principalmente suportados por 10 entrevistas semiestruturadas em profundidade, presenciais ou via telefónica, aos sócios gerentes das empresas. A análise dos casos permite uma melhor compreensão desta temática, como o surgimento das tensões num relacionamento de coopetição e os tipos de tensões existentes em cada fase do desenvolvimento do relacionamento de coopetição. Em suma, a presente investigação permitiu concluir que num relacionamento de coopetição é possível criar valor, quando existem estratégias e objetivos comuns. Contudo, as empresas devem conciliar os objetivos mútuos com os objetivos privados. Diversas tensões surgem ao longo do relacionamento coopetitivo condicionando o seu desenvolvimento.
(Português)

In a globalized and increasingly competitive market, companies often face new challenges. Coopetition strategies are adopted to address these challenges, which means companies establish business relationships that involve both cooperation and competition. Nevertheless, there are several tension types that can arise from coopetition strategies. The present research aims to study the coopetition relationship´s development. Specifically, this research aims to study the existing tensions between companies involved in coopetitive relationships and the stages of relationship development in which they occur.
This study uses the qualitative method of exploratory character and follows a case study strategy. The two case studies are in the touristic sector - the Sado Vessels and the Lisbon Tuk-Tuks ? and explore two separate but related services. The cases are mainly supported by 10 in-depth semi-structured interviews, either in person and by telephone, conducted with the managing partners of the companies. The case analysis opens room to a better understanding of this theme, such as the emergence of tensions in a coopetition relationship and the existing tension types in each phase of the coopetition relationship`s development. In summary, the present investigation concludes that, in a coopetition relationship, creating value is possible where there are common strategies and goals. However, companies must synchronize their mutual goals with their private ones. Several tensions arise throughout the coopetitive relationship and condition its development.
(Inglês)

Palavras-chave

interorganizacionais, coopetição, cooperação, competição, tensões, desenvolvimento de relacionamento (Português)

interorganizational relationships, coopetition, cooperation, competition, tensions, relationship development (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM coopeticao DFBS.pdf (537KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 18-11-2019 13:00
Voltar