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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: ANA TERESA ABRANTES DIAS (49800)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NO SETOR BANCÁRIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 22/10/2019 às 21:17 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Nos dias de hoje, e com a crescente informatização e digitalização das organizações, sendo estas tecnologias cada vez mais comuns no dia-a-dia de qualquer instituição bancária, os recursos humanos aparecem como o principal elemento distintivo entre diferentes instituições, sendo considerados os principais ativos das empresas. As competências aparecem neste sentido, podendo ser definidas como as habilidades, os conhecimentos e as atitudes que cada indivíduo possui, que têm impacto no seu desempenho e nos resultados obtidos. As competências devem, então, ser geridas, e aplicadas corretamente dentro da organização, para se obter os melhores resultados possíveis, maximizando, assim, os recursos humanos. Assim, este trabalho refere-se a uma análise da produção científica, na segunda década do séc. XXI, sobre a temática das competências e da gestão de competências no setor bancário. A principal contribuição deste trabalho consiste na síntese da produção científica sobre competências e gestão de competências no setor bancário, com o objetivo de verificar quais as principais competências identificadas e a importância que a gestão de competências tem para estas instituições. Apesar das competências técnicas e científicas serem muito importantes, também se deve dar importância às competências sociais e pessoais dos funcionários. A gestão das competências dentro de um banco vai permitir alocar indivíduos com determinadas competências em tarefas específicas, aumentando assim o desempenho e a eficiência das organizações. (Português)

Nowadays, with the increasing trend in the use of information and digitalization in organizations and with these types of technologies becoming ever more common in the day to day operations within banking institutions, human resources are being considered the most distinctive element between different institutions as well as considered the principal assets of companies. Competencies are therefore defined as abilities, knowledge as well as attitudes that each individual possesses, and those have an impact in their performance as well as in the results that they obtain. Competencies should, therefore, be managed and applied correctly within organizations, so that the best results can be achieved, therefore maximizing the human resources function. This paper refers to the analyses and scientific study in the second decade of the XXI century, about the competencies and the management of competencies in the banking sector. The first contribution in this paper consists in the syntheses of the scientific study about the competencies and the management of competencies in the banking sector, with the objective of verifying what are the main competencies identified as well as the importance that the management of competencies has for these types of institutions. Although the technical and scientific competencies are considered more important, we should also give importance to the social and personal competencies of employees. The management of competencies within a bank will allow the allocation of individuals with specific competencies in specific tasks and positions, like this increasing their performance and thus the efficiency of organizations. (Inglês)

Palavras-chave

Gestão de Recursos Humanos; Competências; Gestão de Competências, Setor Bancário. (Português)

Human Resource Management; Skills; Skills Management, Banking Sector. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 20-11-2019 10:00
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