Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: RICARDO TEIXEIRA AMARAL (49769)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Projeto
Título do Trabalho Final de Mestrado: O abandono do ensino superior em Portugal: uma abordagem empírica
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 30/01/2020 às 07:53 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O fenómeno do abandono escolar no ensino superior, causa desigualdades e traduz um certo nível de pobreza social e económica. A reflexão por parte de todos os intervenientes no ensino superior em Portugal, deve ser estimulada no sentido de serem descobertos os fatores explicativos do abandono escolar.
Neste estudo, apresentam-se os principais resultados sobre o trajeto no ensino superior dos alunos que ingressaram em cursos de licenciatura em 2013-2014, com a duração teórica de três anos. O percurso académico destes alunos, foi acompanhado durante os cincos anos (até 2017-2018) subsequentes ao ingresso, no decorrer dos quais muitos destes alunos, conseguiram concluir com sucesso as licenciaturas onde inicialmente se inscreveram, enquanto outros não.
O objetivo, foi determinar os fatores que se encontrem associados ao abandono de cursos de licenciatura em estabelecimentos de ensino superior público e universitário, na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Para determinar quais seriam esses fatores, foram utilizados dados reportados pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), obtidos através do inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES), após um filtro e tratamento à base de dados, foi determinado o perfil do aluno que se pretendia estudar. Realizado o passo anterior, foi possível construir um modelo estatístico, utilizando os modelos lineares generalizados para definir quais as variáveis que poderão ter um maior impacto para que um aluno abandone o curso do ensino superior em que estava matriculado.
(Português)

The phenomenon of school leaving in higher education causes inequalities and translates a certain level of social and economic poverty. Reflection by all those involved in higher education in Portugal should be encouraged in order to discover the explanatory factors of school leaving.
In this study, the main results on the path in higher education of students who entered undergraduate courses in 2013-2014, with the theoretical duration of three years, are presented. The academic course of these students was followed during the five years (until 2017-2018) following the entry, during which many of these students, were able to successfully complete the degrees where they initially enrolled, while others did not.
The object was to determine the factors whether they are associated with the abandonment of undergraduate courses in public and university higher education institutions, in the Lisbon area and Tagus Valley. To determine what these factors would be, data reported by higher education institutions to the Directorate-General for Education and Science Statistics  (DGEEC) obtained through the survey of the Register of Enrolled and Graduate Students of Higher Education (RAIDES), after a filter and treatment to the database, the profile of the student who was intended to study was determined. After the previous step, it was possible to build a statistical model, using the generalized linear models to define which variables may have a greater impact for a student to abandon the higher education course in which he was enrolled.
(Inglês)

Palavras-chave

Ensino superior, Estudante, Abandono escolar, Modelo Linear Generalizado, Logit (Português)

Higher Education, Student, School Dropout, Generalized Linear Model, Logit (Inglês)

Resumo Alargado

resumo_alargado_tfm.pdf (94KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-02-2020 09:00
Voltar