Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2018/2019
Aluno: PAULA ALEXANDRA DINIS TEIXEIRA BELEZA (51818)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO do TURISMO NO ESPAÇO RURAL ? Caso de Mirandela
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 16/11/2019 às 18:38 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Portugal em 2019, foi, pelo terceiro ano consecutivo, considerado o melhor destino turístico europeu. Também por isso, a entrada de estrangeiros em Portugal, no ano passado, voltou a bater recordes - 12,76 milhões pessoas, mais 0,4% do que em 2017. Neste mesmo período, foi a região Norte que registou o maior crescimento de dormidas face ao ano anterior, e o Turismo no Espaço Rural (TER), como segmento de alojamento, cresceu mais do que o segmento de hotelaria, apesar daquele continuar a ser o menor segmento.  
O Norte de Portugal é a principal das sete regiões nacionais do TER. Por isso, pretende-se com o presente trabalho identificar os fatores críticos de sucesso, riscos e potencialidades para o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos atrativos em áreas rurais, nomeadamente em Mirandela, Trás-os-Montes. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas aos representantes das melhores práticas de turismo rural desta região. Com esta análise, procura-se contribuir para a compreensão do desenvolvimento e gestão do turismo rural.
Os resultados indicam que a focalização no produto, nomeadamente com o objetivo de oferecer sempre instalações de qualidade, atendendo aos padrões ambicionados pelo cliente, no conhecimento, baseando todas as experiências do hospedeiro na prestação de serviços personalizados, que consagrem a amizade e a proximidade entre este e o hóspede, bem com a promoção, com especial destaque para a vertente digital, parecem ser três fatores-chave de sucesso para superar possíveis obstáculos no desenvolvimento do turismo rural.
(Português)

In 2019, Portugal was considered, for the third year in a row, the best destination in Europe, recording the highest number of foreigners entering the country - 12,76 million people, 0,4% more than in 2017. During that same period, it was the North region that registered the highest growth in the number of nights, and Rural Tourism, as a segment of accommodation, has grown more than the hotel establishments, even though it?s still the smaller segment.
The North of Portugal is the main region out of the seven national regions for Rural Tourism. For that reason, this paper aims to identify the critical success factors, risks and potentiality of the development of touristic products and services in rural areas, namely in Mirandela, Trás-os-Montes. To accomplish that, a qualitative research has been conducted, by using interviews directed to the representatives of the best practices of rural tourism in the region. With this analysis, the main purpose is to contribute to the understanding of the development and management of rural tourism.
The results show that the emphasis on the product, specifically with the ambition of always offering quality installations, given the standards required by the client; the knowledge, building every experience of the host in the service provision, that enhance the friendship and familiarity between the latter and the guest; as well as the promotion, with special attention on the digital strand, seem to be the three key success factors in order to overcome possible difficulties in the rural tourism development.
(Inglês)

Palavras-chave

Turismo no Espaço Rural, Gestão Estratégica, Estudo Qualitativo (Português)

Rural Tourism, Strategic Management, Qualitative Study (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 15-11-2019 08:00
Voltar