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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: CATARINA ABREU DOS SANTOS (49396)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Estudo da continuidade de utilização e risco percebido na utilização de mobile banking apps
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 02/12/2020 às 15:13 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Com a tecnologia a introduzir-se no dia-a-dia de qualquer empresa e de qualquer consumidor, é imperativo que o mundo digital veio para permanecer. Para acompanhar a presença e o crescimento contínuo da tecnologia, as empresas precisam de se adaptar, os consumidores necessitam de aprender e enquanto hábitos antigos se perdem, novas formas de viver vão surgindo. A presente dissertação foca-se no estudo da utilização de aplicativos bancários (mobile banking apps) por parte dos consumidores em geral. O modelo conceptual proposto para este propósito estuda a influencia de determinadas variáveis no risco percebido do consumidor ao utilizar esta tecnologia, bem como na intenção de continuidade de utilização da mesma.
Para a estimação do modelo foram utilizadas 112 respostas válidas obtidas através de um inquérito online. Os resultados obtidos mostram que apenas a satisfação do consumidor apresenta uma influência positiva e significativa na intenção de continuidade de utilização de apps bancárias. O estudo mostrou ainda que variáveis como a utilidade percebida, a confiança e a qualidade apresentam um impacto positivo significativo na satisfação do consumidor. Foi possível verificar ainda que a qualidade percebida por parte do consumidor apresenta uma influência negativa no risco percebido. Ou seja, quanto maior for a qualidade percebida da App menor será a perceção de risco acerca da mesma. Por sua vez, o risco percebido mostrou ter um efeito negativo e significativo na confiança. Por fim, a perceção da facilidade de utilização de uma app bancária impacta positivamente e significativamente a utilidade percebida por parte do consumidor final.
(Português)

With technology being introduced into the daily lives of any company and any consumer, it is imperative that the digital world has arrived to stay. To keep up with the presence and continuous growth of technology, companies need to adapt, consumers need to learn and while old habits are lost, new ways of living are emerging. This dissertation focuses on the study of the use of mobile banking apps by consumers in general. The conceptual model proposed for this purpose studies the influence of certain variables on the perception of perceived risk when using this technology, as well as the continuance intention of using it.
To estimate the model, 112 valid responses obtained through an online survey were used. The results obtained show that only user satisfaction has a positive and significant influence on the continuance intention of using mobile banking apps. The study also showed that variables such as the perceived usefulness, trust and perceived quality have a significant positive impact on user satisfaction. It was also possible to verify that the perceived quality of the consumer has a negative influence on the perceived risk. In other words, the higher the perceived quality of the App, the lower the is perceived risk about it. In turn, the perceived risk was shown to have a negative and significant effect on trust. Finally, the perceived ease of use of a mobile banking app positively and significantly impacts the perceived usefulness.
(Inglês)

Palavras-chave

M-Banking; Mobile banking apps; Risco percebido; Intenção de Continuidade de Utilização; satisfação; Qualidade; Utilidade percebida; Perceção de facilidade de utilização; Confiança (Português)

M-Banking; Mobile banking apps; Perceived Risk; Continuance Intention; User Satisfaction; Quality; Perceived Usefulness; Perceived Simplicity; Trust (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 09-12-2020 17:30
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