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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARGARIDA GASPAR BENTES PIMENTA (46998)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Variáveis que determinam a preferência de um consumidor invisual por uma loja
Sub Título:
Comentário: Alteração feita em articulação com a aluna para melhor refletir o âmbito do trabalho em curso. A versão anterior centrava-se nos conceitos de fidelização e de marcas.
Instituição: -
Homologação: Dia 10/12/2020 às 20:48 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Em qualquer momento da vida, um consumidor pode tornar-se vulnerável. No caso dos consumidores invisuais, estes são sempre vulneráveis, desde o momento em que experienciam a cegueira. Estes consumidores estão, tipicamente, dependentes de terceiros para a realização de diferentes tarefas, nomeadamente, o ato de fazer de compras.
Este estudo tem como objetivo compreender quais as variáveis do marketing mix que determinam a preferência de um consumidor invisual por uma loja, isto é, o que é que leva os consumidores cegos a escolher uma loja em detrimento de outra. Neste trabalho são considerados diferentes ambientes de compra, de forma a perceber se razões diferem em ambientes diferentes. Para concretização dos objetivos deste estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade.
Os resultados obtidos revelam que as variáveis do marketing mix mais relevantes, para os consumidores em questão, variam com o tipo de ambiente de compra. No caso de compras de supermercado e de compras de roupa, os consumidores valorizam mais as variáveis referentes a Pessoas, Processos e Preço. Relativamente a compras de produtos de eletrónica/tecnologia, os invisuais valorizam mais os Processos e os Produtos.
As conclusões sublinham a dependência que estes consumidores têm de terceiros, sejam estes amigos, familiares ou colaboradores em loja. Enfatizam também a importância que o atendimento em loja tem para os cegos, podendo mesmo essas experiências determinar a preferência de um consumidor por uma loja.

(Português)

At any point in life, a consumer can become vulnerable. In the case of blind consumers, they are always vulnerable, from the moment they experience blindness. These consumers are typically dependent on third parties to carry out different tasks, namely, the act of making purchases.
This study aims to understand which marketing mix variables determine the preference of a blind consumer for a store, that is, what makes blind consumers choose one store over another. In this work, different shopping environments are considered, that is, different shopping situations in different product categories, in order to understand if the reasons that lead, for example, a blind consumer to choose a certain supermarket are the same reasons as the lead to choosing a particular clothing store or a particular electronics store. In order to achieve the objectives of this study, in-depth semi-structured interviews were conducted.
The results obtained reveal that the most relevant marketing mix variables, for the consumers in question, vary with the type of shopping environment. In the case of supermarket purchases and clothing purchases, consumers place more value on the variables related to People, Processes and Price. Regarding purchases of electronics / technology products, blind people place more value on Processes and Products.
The conclusions underscore the dependence these consumers have on third parties, whether they are friends, family members or store employees. They also emphasize the importance that in-store service has for the blind, and even these experiences can determine a consumer's preference for a store.
(Inglês)

Palavras-chave

consumidor invisual; comportamento de compra do consumidor; vulnerabilidade; independência; marketing mix (Português)

blind consumer; consumer buying behavior; vulnerability; independence; marketing mix (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 16:15
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