Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOSÉ MANUEL DAMÁSIO RODRIGUES ESPANHOL (51681)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Plano de Negócios da Urbanização / Loteamento Horta da Ribeira
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 12:35 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este projeto tem como objetivos o desenvolvimento de um plano de negócios para a construção de 22 lotes destinados a 21 habitações 1 loja de comércio, melhorar a qualidade e o número de habitações na Região de Évora e alcançar um prazo recuperação até 2 anos após o investimento inicial.
Na revisão de literatura é abordado o papel do plano de negócios, a sua importância no desenvolvimento de um projeto e outros fatores relevantes para o mesmo. Por fim é abordado o tema imobiliário e formas de estimar o seu valor.
Em relação à metodologia foi escolhia a metodologia de Harvard (2007) para o desenvolvimento do projeto. Esta escolha deve-se ao facto de ter as diversas áreas de estudo mais pormenorizadas e mais completas de modo a fazer a melhor análise possível do projeto. Para além disto, foi acrescentada uma análise de sensibilidade de modo a enriquecer mais o plano de negócio.
O investimento do projeto é rentável uma vez que o VAL(2026) acumulado será de 1 664 393? e a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 56,84%. O projeto irá atingir o Payback period (em 2 anos).
Em relação ao estudo de mercado foi feito um questionário de modo a perceber qual era o segmento alvo de mercado em que as habitações estavam inseridas.
No final do projeto, é possível concluir que é rentável e será uma mais valia para cidade, uma vez que, vem aumentar a oferta de habitações na região de Évora.

(Português)

This project aims to develop a business plan for the construction of 22 lots for 21 dwellings 1 commercial store, improve the quality and the number of dwellings in the Évora Region and achieve a recovery period of up to 2 years after the investment initial. In the literature review, the role of the business plan, its importance in the development of a project and other relevant factors are addressed. Finally, the topic of real estate and ways of estimating its value are discussed.
Regarding the methodology, the Harvard methodology (2007) was chosen for the development of the project. This choice is due to the fact that the various areas of study are more detailed and more complete in order to make the best possible analysis of the project. In addition, a sensitivity analysis was added in order to further enrich the business plan.
The investment of the project is profitable since the accumulated VAL (2026) will be 1 664 393? and the Internal Rate of Return (TIR) of 56.84%. The project will reach the Payback period (in 2 years).
Regarding the market study, a questionnaire was made in order to understand which was the target market segment in which the houses were inserted.
At the end of the project, it is possible to conclude that it is profitable and will be an asset for the city, since it increases the supply of housing in the Évora region.

(Inglês)

imobiliário, urbanização, plano de negócios (Português)

real estate, urbanization, business plan (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Trabalho Projeto Urbaniza??o Horta da Ribeira.pdf (6,7MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 17-12-2020 09:00