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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARISA RAFAELA AGUIAR MEDEIROS PEZZI (51091)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Employer Branding: Impacto na retenção de talentos
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 04/07/2020 às 07:49 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O tema do Employer Branding tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos, quer ao nível da pesquisa académica, quer ao nível das consultoras de Recursos Humanos. Com a redução das taxas de desemprego e o aumento da competitividade, assiste-se também a uma crescente preocupação com a retenção de colaboradores. Assim sendo, optou-se por efetuar um estudo exploratório cujo objetivo é analisar de que forma o Employer Branding tem impacto na retenção de talentos em Portugal. Ou seja, procurou-se analisar em que medida a perceção que as pessoas têm da reputação de uma organização enquanto empregador influencia a sua intenção de saída ou permanência na mesma. Na realização deste estudo foi utilizada a metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário online. As respostas obtidas (N=141) foram analisadas com recurso ao coeficiente de correlação de Pearson e ao teste de mediação e moderação de Hayes. Tendo em conta os resultados obtidos, por um lado, foi possível confirmar uma relação positiva entre o Employer Branding e o Compromisso Organizacional. Por outro lado, foi possível comprovar que o Employer Branding e o Compromisso Organizacional têm uma relação negativa com a Intenção de Saída. Por fim, verificou-se que a relação entre o Employer Branding e a Intenção de Saída é parcialmente moderada pelo Compromisso Organizacional. (Português)

Employer Branding has been receiving growing attention in recent years both in the academic field as well as in the Human Resources consultant field.  With the reduction of the unemployment rates we see a heightening concern over retention. This being the case it was decided to pursue an exploratory study to analyse the impact of Employer Branding on talent retention in Portugal, which is we sought to understand how a person?s perception of a company as an employer affects their intention to leave or stay with that company. In conducting this study we used the quantitative methodology using an online questionnaire. We obtained N=141 responses that were analysed with the Pearson?s correlation coefficient and the Hayes mediation and moderation test. According to the results it was possible to confirm, on one hand, a positive relation between Employer Branding and Organizational Commitment. On the other hand, it was possible to confirm that both Employer Branding and Organizational Commitment have a negative relation with the Exit Intention. Finally, we confirmed that the relation between Employer Branding and the Exit Intention is partially moderated by the Organizational Commitment. (Inglês)

Palavras-chave

Employer Branding; Compromisso Organizacional; Intenção de Saída; Retenção. (Português)

Employer Branding; Organizational Commitment; Exit Intention; Retention. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo.pdf (6KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-07-2020 10:00
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