Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: KELLY ALEXANDRA RIQUELME GALIANA (51237)
Mestrado: Finanças
Tipo: Thesis
Título do Trabalho Final de Mestrado: Corporate taxes in Netherlands
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 18:40 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A competitividade tributária tem se mostrado cada vez mais importante devido à era da globalização e digitalização, que aumenta a mobilidade de capital das empresas. Conseqüentemente, os países precisam cada vez mais permanecer competitivos em termos de impostos. Este último levanta a questão de saber se isso tem uma influência positiva no desempenho econômico de um país.
     Esta dissertação tem como objetivo sinalizar o impacto do sistema de tributação das empresas holandês em seu desempenho econômico durante o período de 1995 a 2018. Uma regressão OLS foi realizada para responder à principal questão de pesquisa; ?Os impostos corporativos holandeses afetam o desempenho econômico da Holanda?? Foi examinado o efeito de varias variáveis explicativas, como as taxas de imposto sobre as sociedades estatutárias, efetivas e implícitas, nas variáveis dependentes crescimento do PIB, IED líquido e GCF.
      Os resultados empíricos do estudo apresentam a relação negativa e significativa entre as taxas de imposto sobre as sociedades efetivas e o crescimento do PIB, bem como a relação positiva e significativa entre as receitas fiscais das sociedades e o crescimento do PIB. Além disso, as taxas legais de imposto sobre as sociedades demonstram um impacto negativo e significativo no IDE líquido. A reforma tributária de 2007, usada como variável de controle, tem um impacto positivo e significativo sobre o IED líquido. A variável dependente GCF não revela significância relevante com as variáveis explicativas. Para examinar os resultados, pode-se concluir que, em certo grau, os impostos corporativos holandeses influenciam o desempenho econômico da Holanda.

(Português)

Tax competitiveness is proven to be of growing importance due to the globalization and digitalization era, which increases the capital mobility of businesses. Hence, countries increasingly need to remain tax competitive. The latter raises the question whether this has a positive influence on the economic performance of a country.
This dissertation aims to shed light on the impact of the Dutch corporate taxation system on its economic performance over the period 1995 until 2018. An OLS regression was performed to answer the main research question; ?Do Dutch corporate taxes impact the economic performance of the Netherlands?? The effect of various explanatory variables such as statutory, effective, and implicit corporate tax rates, on the dependent variables GDP growth, net FDI, and GCF were examined.
The empirical results of the study present the negative and significant relationship between effective corporate tax rates and GDP growth as well as the positive and significant relationship between corporate tax revenues and GDP growth. Moreover, statutory corporate tax rates demonstrate a negative and significant impact on net FDI. The 2007 tax reform, used as a control variable, has a positive and significant impact on net FDI. The dependent variable GCF does not disclose any relevant significance with the explanatory variables. To scrutinize the results, it can be concluded that to a certain degree Dutch corporate taxes do influence the economic performance of the Netherlands.
(Inglês)

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: competitividade tributária; crescimento econômico; Investimento Estrangeiro Direto; Formação Bruta de Capital; globalização; taxas de impostos. (Português)

KEYWORDS: tax competitiveness; economic growth; Foreign Direct Investment; Gross Capital Formation; globalization;  tax rates. (Inglês)