Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANA CATARINA DE FARIA BLANC FÉLIX MATIAS (46720)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO E-COMMERCE: O USO DOS CHATBOTS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 12:40 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Nos últimos anos, tem havido um grande avanço tecnológico e as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, um destes casos é a inteligência artificial (IA).
Um dos grandes impactos que a IA tem no nosso dia-a-dia é no e-commerce. O e-commerce é conhecido como o modelo de negócio que utiliza as diversas plataformas eletrónicas para fazer comércio online de bens.
Este estudo centra-se na análise da perceção dos consumidores relativamente à influência da inteligência artificial no e-commerce, com particular enfoque nos chatbots. O presente trabalho considera a apresentação de um modelo conceptual, baseado, principalmente, na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2), juntamente com a análise das variáveis latentes que foram identificadas como necessárias. A abordagem escolhida foi a quantitativa, baseando-se na realização de um inquérito, que decorreu durante o mês de Junho, onde foi obtido uma amostra de 569 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do Partial Least Squares (PLS), sendo utilizado o software Smart PLS 3.0.
Por fim, o resultado da análise dos dados recolhidos comprovou a validade do modelo apresentado, sendo que os fatores que mais influenciaram a intenção dos consumidores de utilizarem chatbots no e-commerce são o Hábito, Utilidade, Facilidade de Uso, Atitude e Diversão Percebida.
(Português)

Over the years, there has been a great technological advance and new technologies are increasingly present in our daily lives, even when we do not realize it, one of these cases is artificial intelligence (AI).
One of the major impacts AI has on our daily lives is on e-commerce. E-commerce is known as the business model that uses the various electronic platforms to trade goods online.
Thus, this study focuses on the analysis of consumers' perception of the influence of AI on e-commerce, specifically on chatbots. Additionally, the present work considers the presentation of a conceptual model, based mainly on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), together with the analysis of the latent variables that were identified as necessary. The quantitative approach chosen was based on a survey that was online in June and that obtained a sample of 569 answers. The data analysis was performed using Partial Least Squares (PLS), using the Smart PLS 3.0 software.
Finally, the result of this analysis proved the validity of the presented model and the factors that had the greatest influence on consumers' intention to use chatbots in e-commerce are Habit, Utility, Ease of Use, Attitude and Perceived Fun.
(Inglês)

Palavras-chave

Inteligência Artificial, E-commerce, Consumidor, Modelos de Aceitação Tecnológica, Chatbots (Português)

Artificial Intelligence, E-commerce, Consumer, Technological Acceptance Models, Chatbots (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Catarina Blanc Matias.pdf (1,6MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 13-01-2021 14:00
Voltar