Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: FREDERICO PEREIRA CAMPOS DE MOURA MARTINS (51571)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: PLATAFORMAS MULTILATERAIS E REDES EMPRESARIAIS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 22/11/2020 às 08:41 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os rápidos avanços dos sistemas de comunicação e tecnologias de informação facilitaram as interacções entre diferentes actores em diferentes áreas do quotidiano, nomeadamente no meio empresarial. Como tal, esses avanços promoveram a criação e utilização de plataformas multilaterais ? marketplaces online ? que auxiliam as interacções entre produtores/fornecedores e clientes. Um marketplace pode ser visto como uma terceira organização que não possui responsabilidade sobre os produtos ou serviços e tem estruturas económicas e margens próprias. Esta investigação explora como micro e pequenas empresas são afectadas pelas plataformas multilaterais ou marketplaces. Em particular, o presente estudo tem como objectivo compreender o seu impacto nas redes empresariais de relevo. Uma rede empresarial é uma estrutura onde um conjunto de nós estão relacionados entre si e que, dentro das estruturas empresariais, podem ser produtores, clientes, fornecedores, entre outros.
Quatro casos de estudo focam quatro empresas: audiovisual, transporte e mudanças, design gráfico e catering, suportados predominantemente por quatro entrevistas semi-estruturadas em profundidade, presenciais ou via electrónica, aos sócios gerentes das empresas. A análise dos casos permite uma melhor compreensão do impacto das plataformas multilaterais nas redes empresariais, nomeadamente na interdependência de algumas empresas em relação à angariação de clientes e, consequentemente, aumento de receita, assim como no valor diferencial de alguns relacionamentos em detrimento de outros dentro da rede.
(Português)

Rapid advances in communication systems and information technology have facilitated interactions between different actors in different areas of daily life, particularly in the business environment. As such, these advances have promoted the creation and use of multisided platforms - online marketplaces ? which assist the interactions between producers/suppliers and customers. Marketplaces can be seen as a third-party organisation that has no responsibility for products or services and has high economic structures. This research explores how micro and small companies are affected by multilateral platforms or marketplaces. In particular, this study aims to understand their impact on the relevant network. A business network is a structure where a set of nodes are related to each other and within the business structures can be producers, customers, suppliers, among others.
Four case studies focus on four companies: audiovisual, moving and transportation, graphic design and catering, supported predominantly by four semi-structured in-depth face-to-face or electronic interviews with the managing partners of the companies. The analysis of the cases allows a better understanding of the impact of multisided platforms on business networks, namely the interdependence of some companies in relation to customer acquisition and, consequently, increase in revenue, as well as the differential value of certain relationships to the detriment of others within the network.
(Inglês)

Palavras-chave

Redes Empresariais, Relacionamentos Empresariais, Plataformas Multilaterais, Marketplaces, Micro Empresas, Pequenas Empresas (Português)

Business Networks, Business Relationships, Multi-Sided Platforms, Marketplaces, Micro Enterprises, Small Enterprises (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 02-12-2020 12:00