Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOÃO PEDRO CARDOSO CRESPO (51053)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Benefícios e Tensões em Relacionamentos de Coopetição da Indústria Farmacêutica Portuguesa
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 22/11/2020 às 12:40 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A globalização acentua a competitividade entre empresas, que sentem a necessidade de encontrar meios alternativos de se estabelecerem no mercado. Os relacionamentos são atualmente percecionados como um dos métodos adotados pelas empresas para aceder a recursos que não possuem. Esta ideia tem vindo a ser disseminada na literatura sobre a temática das interações entre empresas. No entanto, é possível constatar que os estudos direcionadas aos relacionamentos entre empresas concorrentes, denominados relacionamentos coopetitivos, são em menor número. Estes relacionamentos envolvem ambas as dimensões competitiva e cooperativa, em simultâneo.
A presente dissertação tem como principal intenção estudar relacionamentos coopetitivos na indústria farmacêutica em Portugal, procurando identificar os benefícios, tensões e instrumentos de gestão das tensões nos relacionamentos de coopetição. Este estudo descrito-explanatório segue uma estratégia de estudo de caso múltiplo. Os cinco estudos de caso incidem sobre cinco empresas da Indústria Farmacêutica Portuguesa (IFP) que participam no Projeto ISO promovido pelo INFARMED. Estes casos são baseados em entrevistas semiestruturadas em profundidade aos representantes da área de compras e aprovisionamento de cada uma das empresas. A análise dos resultados permite uma compreensão mais vasta da temática dos benefícios e tensões dos relacionamentos coopetitivos. Em suma, a investigação permitiu identificar os benefícios decorrentes dos relacionamentos de coopetição, nos quais as empresas estabelecem objetivos comuns e contribuem mutuamente para a geração de valor. No entanto, neste tipo de relacionamento surgem também tensões que são geridas pelas empresas integrantes da parceria.
(Português)

Globalization accentuates competitiveness among companies, which feel the need to find alternative means of establishing themselves in the market. Relationships are currently perceived as one of the methods adopted by companies to access resources they do not have. This idea has been disseminated in the literature on the subject of interactions between companies. However, it is possible to verify that the studies directed to the relationships between competing companies, called coopetitive relationships, are in lesser number. These relationships involve both competitive and cooperative dimensions simultaneously.
The main intention of this dissertation is to study coopetitive relationships in the pharmaceutical industry in Portugal, seeking to identify the benefits, tensions and tools for managing tensions in coopetitive relationships. This descriptive-explanatory study follows a multiple case study strategy. The five case studies focus on five companies in the Portuguese Pharmaceutical Industry (IFP) that participate in the ISO Project promoted by INFARMED. These cases are based on semi-structured in-depth interviews with representatives of the purchasing and procurement area of each of the companies. The analysis of the results allows a wider understanding of the benefits and tensions of cooperative relationships. In short, the investigation allowed identifying the benefits arising from the coopetition relationships, in which the companies establish common objectives and mutually contribute to the generation of value. However, in this type of relationship tensions also arise that are managed by the companies that are part of the partnership.
(Inglês)

Palavras-chave

relacionamentos, coopetição, indústria farmacêutica, benefícios, tensões, gestão de tensões (Português)

relationships, coopetition, pharmaceutical industry, benefits, tensions, tension management (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Beneficios e Tensoes em Relacionamentos de Coopeticao da IFP.pdf (458KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 02-12-2020 16:00
Voltar