Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: FILIPA MADEIRA LOPES ESTEVES CURTO (51205)
Mestrado: Mathematical Finance
Tipo: Estágio
Título do Trabalho Final de Mestrado: Estimação da aversão ao risco através do cálculo da função densidade de probabilidade subjetiva para o caso das opções do petróleo
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 13:44 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O petróleo simboliza uma das mais importantes commodities trocadas mundialmente, apresentando-se como a fonte primária de produção de energia. Este pode ser trocado pelo seu spot price ou pelo recurso a contratos de derivados financeiros, sendo a troca de opções de petróleo um exemplo do segundo tipo de investimento. O estudo desta variável revela-se pertinente para compreender o seu comportamento e estimar previsões possíveis. Tal estudo pode ser conduzido através de uma função densidade de probabilidade. A análise da função densidade de probabilidade risk-neutral urge, pelas suas falhas em abraçar todas as hipóteses representativas do investidor comum, o estudo de uma função densidade de probabilidade suavizada/subjetiva. Considerando apenas a função densidade de probabilidade risk-neutral para uma análise ao preço das opções de petróleo, assumir-se-ia que todos os investidores são indiferentes ao risco, independentemente da circunstância, ou seja, colocariam as suas decisões de investimento unicamente nos eventuais retornos associados a esse investimento. No entanto, tal não vai de encontro com a realidade, o que apela ao cálculo e análise dos valores de aversão ao risco dos investidores respeitantes à variável em estudo. Através do presente ensaio, consegue-se concluir que a aversão ao risco é bastante elevada em períodos de grande volatilidade e incerteza, e consideravelmente menor em períodos de maior estabilidade económica e financeira. (Português)

Oil is considered to be one of the most important commodities traded worldwide and is deemed to be the primary source in energy production. It can be traded for its spot price or by using a financial derivatives contract, being oil option trading an example of the second type of investment mentioned. The study of this variable is relevant in order to comprehend its behaviour and estimate possible forecasts. Said study can be conducted through a probability density function. The analysis of a risk-neutral probability density function requires, because of its flaws in embracing all the hypothesis that portray the common investor, the study of a smoothed/subjective probability density function. Considering only a risk-neutral probability density function for the analysis of oil option prices, it would be assuming all investors are indifferent to risk, whichever the circumstance, which means they would place their investment decisions solely on the possible outcomes associated with that investment. However, that does not meet reality, which calls for the computation and analysis of the investors risk aversion?s values with respect to the variable at play. From the present essay, it is possible to conclude that risk aversion is rather high in periods of great volatility and uncertainty, and considerably smaller in periods of greater economic and financial stability. (Inglês)

Palavras-chave

opções de petróleo, função densidade de probabilidade risk-neutral, função densidade de probabilidade subjetiva, aversão ao risco (Português)

oil options, risk-neutral probability density function, subjective probability density function, risk aversion (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-01-2021 11:00