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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOÃO CARLOS LOPES DE OLIVEIRA (51603)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Impacto das experiências turísticas memoráveis, imagem, satisfação e valor percepcionado na lealdade ao destino turístico
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/12/2020 às 11:43 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O aumento da procura por experiências turísticas memoráveis (ETMs), aliado ao aumento da concorrência entre os destinos turísticos, resultou na crescente relevância da investigação no âmbito das ETMs. Estas experiências são uma fonte de informação crucial para as intenções comportamentais dos turistas. A imagem do destino turístico (IDT), o valor percecionado e a satisfação global, também, são fatores preponderantes no que toca aos comportamentos de lealdade dos turistas, que os gestores de destino procuram instigar. Neste sentido, o objetivo da presente dissertação passa por identificar o impacto das ETMS, IDT, satisfação e valor percecionado na lealdade ao destino turístico. Os resultados indicam que a ETM influencia positivamente a IDT, satisfação global, valor percecionado e intenção de recomendar. A ETM não influenciou a intenção de revisitar o destino. A IDT, valor percecionado e satisfação são preditores das intenções comportamentais, sendo a IDT o preditor mais significativo da intenção de revisitar e a satisfação global o preditor mais significativo da intenção de recomendar. O presente estudo contribui para o enriquecimento do conhecimento académico existente, sendo uma investigação pioneira, que confirma a influência positiva da ETM no valor percecionado. A nível empresarial é crucial que os gestores de destino e os profissionais de marketing elaborem e desenvolvam programas de turismo que proporcionem ETMs, comuniquem o elevado valor percecionado resultante destes e avaliem através dos turistas as ofertas do destino, incluindo perguntas da escala ETM, aferindo a sua capacidade de proporcionar ETMs. (Português)

The study of memorable tourism experiences (MTEs) has become increasingly critical because of the fiercely competitive marketplace. MTEs are the consequence of deep emotions felt during a tourist activity. MTEs are important since they constitute a crucial information source for the tourists' behavioral intentions. Destination image, perceived value, and overall satisfaction represent preponderant factors concerning the tourists? loyalty behavior that destination managers seek to promote. Regarding this, this study aims to identify and evaluate the impact of MTEs, ID, overall satisfaction, and perceived value of tourists? loyalty behavior to a destination. The character of this investigation is descriptive-explanatory, it employs a quantitative mono-method study and a non-probabilistic convenience sampling technique. The outcomes indicate that MTE positively influences ID, overall satisfaction, perceived value, and intention to recommend. MTE did not influence the intention to revisit the destination. ID, perceived value, and satisfaction are predictors of behavioral intentions. ID is the most significant determinant of the intention to revisit, and global satisfaction is the most significant determinant of the intention to recommend. At the academic level, the present study contributes to the enrichment of present knowledge, by being a pioneer investigation, which sustains the positive influence of MTE on perceived value. At the corporate level, it is crucial for destination managers and marketers to design and develop tourism programs that provide ETMs, communicate these programs highlighting the high value obtained from an ETM, and evaluate the destination tourism offerings. (Inglês)

Palavras-chave

experiências turísticas, experiências turísticas memoráveis, imagem de destino turístico, satisfação dos turistas, valor percecionado, gestão de destino turístico (Português)

tourism experiences, memorable tourism experiences, destination image, tourist satisfaction, perceived value, destination management (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo Alargado_ Joao Oliveira_Impacto das Experiencias Turisticas Memoraveis na Lealdade ao Destino Turistico.pdf (69KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM_  Joao Oliveira_Impacto das Experiencias Turisticas Memoraveis na Lealdade ao Destino Turistico.pdf (1,5MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 11:30
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