Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: DIANA RAFAELA MARQUES CARVALHO (46936)
Mestrado: Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
Tipo: Projeto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Recurso ao Mercado Digital para Promover o Consumo e Produção Responsáveis
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 16:53 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O desenvolvimento sustentável tem sido um tema cada vez mais debatido nos dias que correm. Com a crescente preocupação com este tema, a necessidade de arranjar formas de combater tudo o que é uma afronta ao consumo e produção irresponsáveis, é cada vez maior. O objetivo deste trabalho é dar resposta ao problema do desperdício dentro da comunidade do ISEG. Deste modo, foi proposto um mercado virtual sustentável que tem como objetivo proporcionar a troca de bens/serviços entre toda a população que faz parte do Instituto Superior de Economia e Gestão, de forma a consciencializar a população alvo para a reutilização de recursos e para o combate ao desperdício. No seguimento da proposta da solução conceptual, a mesma foi implementada recorrendo a um software open source. Como forma de avaliar se a solução era adequada para solucionar o problema descrito inicialmente, a mesma foi utilizada e avaliada por um conjunto limitado de utilizadores (alunos do Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial). A análise e avaliação da usabilidade da solução proposta revelam que esta consegue dar resposta, de forma positiva, ao problema apresentado. (Português)

Sustainable development has been an increasingly debated topic these days. With the growing concern with this issue, the need to find ways to combat everything that is an affront to irresponsible consumption and production, is increasing. The purpose of this paper is to answer the problem of waste within ISEG?s community. In this way it is proposed a virtual sustainable market that aims to provide the exchange of goods/services among the entire population that is part of the Lisbon School of Economics and management, in order to raise the awareness of the target population for the reutilization of resources and for combating waste. Following the proposal of the conceptual solution, it was implemented using open source software. As a way of evaluating whether the solution was adequate to solve the problem described, it was used and evaluated by a limited set of people (students of the Master in Quantitative Methods for Economic and Business Decision). An analysis and evaluation of the usability of the proposed solution, revealing that it is able to give a positive answer to the problem presented. (Inglês)

Sustentabilidade, Mercado Virtual, Wordpress, ISEG, Usabilidade (Português)

Sustainability, Virtual Market, Wordpress, ISEG, Usability (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Diana Carvalho_46936.pdf (1023KB)