Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2019/2020 |
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Aluno: | BRUNA FILIPA AFONSO SILVESTRE (51507) |
Mestrado: | Marketing |
Tipo: | Projecto |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | PRINCIPAIS DETERMINANTES DA FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR NO RETALHO DE CALÇADO |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 22/11/2020 às 12:34 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
O setor de retalho tem registado alterações profundas. A concorrência intensificou-se, quer por parte de empresas nacionais, quer de empresas estrangeiras. Assim, os retalhistas devem diferenciar-se da concorrência e conhecer melhor as necessidades dos consumidores. A vantagem competitiva do retalhista pode derivar da sua atuação a nível de sortido de produto, preço, qualidade de serviço e atributos da loja. Se o retalhista satisfizer as necessidades do seu target nesses atributos pode conseguir níveis mais elevados de satisfação e lealdade (Dabholkar, Thorpe & Rentz, 1996). O principal objetivo desta investigação foi avaliar os principais determinantes da fidelização do consumidor no retalho de calçado.
Para tal, desenvolveu-se um estudo qualitativo com uma amostra não probabilística, por conveniência. Foram realizadas seis entrevistas em profundidade com o intuito de aprofundar o entendimento sobre como os atributos investigados podem ser relevantes para entender a satisfação e a lealdade.
O estudo adotou uma abordagem interpretativista, tendo os resultados evidenciado como principais determinantes o sortido do produto, o preço, a qualidade de serviço e a lealdade. (Português)
The retail sector has undergone profound changes. Competition has intensified, both by domestic and foreign companies. Thus, retailers must differentiate themselves from the competition and better understand the needs of consumers. The retailer's competitive advantage may derive from its performance in terms of product assortment, price, service quality and store attributes. If the retailer meets the needs of its target in these attributes, it can achieve higher levels of satisfaction and loyalty (Dabholkar, Thorpe & Rentz, 1996). The main objective of this investigation was to evaluate the main determinants of consumer loyalty in the footwear retail.
To this end, a qualitative study was developed with a non-probabilistic sample, for convenience. Six in-depth interviews were conducted in order to deepen the understanding of how the investigated attributes can be relevant to understand satisfaction and loyalty.
The study adopted an interpretive approach, with the results showing the product assortment, price, service quality and loyalty as the main determinants. (Inglês)
Palavras-chave
Calçado, Lealdade, Satisfação, Qualidade de serviço, Sortido do Produto, Preço, Atributo da Loja (Português)
Footwear, Loyalty, Satisfaction, Service quality, Product Assortment, Price, Store Attribute (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 04-12-2020 12:15 |
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