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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARIANA ISABEL GARCIA DOMINGUES (51373)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A INFLUÊNCIA DO CONTRATO PSICOLÓGICO NA PERCEÇÃO DE EMPREGABILIDADE E NO COMPROMETIMENTO AFETIVO: ANÁLISE NO SETOR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 20:18 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Tendo em conta o crescimento acentuado do setor das Tecnologias de Informação (TI) e a dificuldade das empresas em atrair e reter o conhecimento, este estudo tem como objetivo investigar variáveis que afetam a permanência dos colaboradores na organização:  o tipo de contrato psicológico, a perceção de empregabilidade, e o comprometimento afetivo. Paralelamente, num ano marcado pela pandemia de Covid-19, o medo associado a esta situação foi também utilizado como variável no estudo, de forma a perceber qual o seu impacto nas variáveis estudadas.
Os resultados indicam que existe uma relação positiva entre o Contrato Psicológico Relacional e o Comprometimento Afetivo e a Perceção de Empregabilidade Interna e Externa; existe uma relação negativa entre o Contrato Psicológico Transacional e o Comprometimento Afetivo, e uma relação positiva entre o Contrato Psicológico Transacional e a Perceção de Empregabilidade Externa. Contrariamente ao esperado, não existe relação entre a Perceção de Empregabilidade Interna e Externa e o Comprometimento Afetivo. O Medo de Covid-19 não tem influência em nenhuma das variáveis em estudo
(Português)


Taking into account the sharp growth of the Information Technology (IT) sector and the difficulty of companies in attracting and retaining knowledge, this study aims to investigate variables that affect the retention of employees in the organization: the type of psychological contract, the perception of employability, and affective commitment. At the same time, in a year marked by the Covid-19 pandemic, the fear associated with this situation was also used as a variable in the study, in order to understand its impact on the variables studied.
The results indicate that there is a positive relationship between the Relational Psychological Contract and Affective Commitment and the Perception of Internal and External Employability; there is a negative relationship between the Transactional Psychological Contract and Affective Commitment, and a positive relationship between the Transactional Psychological Contract and the Perception of External Employability. Contrary to expectations, there is no relationship between the Perception of Internal and External Employability and Affective Commitment. Covid-19 Fear has no influence on any of the variables under study
(Inglês)

Palavras-chave

Tecnologias de Informação, Perceção de Empregabilidade, Contrato Psicológico, Comprometimento Afetivo, Medo da Covid-19 (Português)

Information Technologies, Perceived Employability, Psychological Contract, Affective Commitment, Fear of Covid-19 (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo.pdf (30KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM MarianaGDomingues_corre??es.pdf (776KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-12-2020 10:00
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