Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: AFONSO FONSECA AGUILAR (51355)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O LinkedIn como ferramenta de recrutamento: A perspetiva dos recrutadores no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 30/11/2020 às 19:57 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A introdução de novas tecnologias no recrutamento aumentou consideravelmente a eficiência e a eficácia no processo. As redes sociais, em particular, o LinkedIn, atuam, atualmente, como uma importante ferramenta de atração e seleção de candidatos no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) português. O principal objetivo deste estudo é investigar, compreender e avaliar o impacte e a influência do LinkedIn no processo de recrutamento e seleção atual, no setor das TIC. Participaram no estudo 72 recrutadores que atuam no setor das TIC tendo sido utilizada como metodologia uma metodologia quantitativa. Os resultados revelaram a pertinência na utilização dos métodos tecnológicos no processo de recrutamento atual. Os métodos mais utilizados pelos inquiridos são as ?Redes Sociais? e os ?Sites de Emprego?.
A análise de dados demonstrou que a rede social LinkedIn é uma ferramenta de recrutamento comumente utilizada entre os recrutadores do setor das TIC, pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Concluiu-se que as técnicas de recrutamento online poderão ser complementares às técnicas de recrutamento tradicional, atuando como facilitadoras no processo de atração de candidatos e triagem dos mesmos.
(Português)

The introduction of new technologies in recruitment has considerably increased the efficiency and effectiveness of the process. Social networks, in particular LinkedIn, currently act as an important tool for attracting and selecting candidates in the Portuguese Information and Communication Technologies (ICT) market. The main objective of this study is to investigate, understand, and assess the impact and influence of LinkedIn on the current recruitment and selection process in the ICT sector. 72 recruiters working in the ICT sector participated in the study, using a quantitative approach as a methodology. The results revealed the relevance of the use of technological methods in the current recruitment process. The methods most used by respondents are "Social Networks" and "Employment Sites".
The data analysis showed that the LinkedIn social network is a recruitment tool commonly used among recruiters in the ICT sector, due to the advantages that are recognized for it. It was concluded that online recruitment techniques can be complementary to traditional recruitment techniques, acting as facilitators in the process of attracting candidates and screening them.
(Inglês)

Palavras-chave

E-recrutamento, Rede Social, LinkedIn, Tecnologias de Informação e Comunicação (Português)

E-recruitment, Social Network, LinkedIn, Information and Communication Technologies (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo Alargado.pdf (58KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Afonso Aguilar (vers?o final).pdf (552KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-01-2021 14:00
Voltar