Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANNA DÚLIA MACHADO SANTOS (47834)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: THE APPLICATION OF SYSTEM THINKING IN PROJECT MANAGEMENT
Sub Título:
Comentário: Este TFM tem como co-orientador:
Professor Doutor António João Pina da Costa Feliciano Abreu
Professor Adjunto
Departamento de Engenharia Mecânica
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
Instituição: -
Homologação: Dia 07/01/2021 às 19:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O crescente nível de complexidade nas organizações apresenta desafios significativos para a Gestão de Projetos exigindo metodologias mais sofisticadas e ricas para tratar dos problemas de forma eficiente. A abordagem holística proposta pelo Pensamento Sistémico tem sido identificada como um caminho possível para gestores no contexto de grandes organizações e/ou problemas complexos. Consequentemente, é percetível um aumento no volume de literatura focado na aplicação de Pensamento Sistémico à área de Gestão de Projeto.
O presente estudo visa contribuir para o crescimento do volume de literatura académica através da aplicação de metodologias de Pensamento Sistémico a uma situação real do ponto de vista de um gestor de projeto. Este estudo de caso está focado num projeto de desenvolvimento de TI concluído numa organização multinacional, que enfrentou problemas de execução.
A aplicação de metodologias de Pensamento Sistémico permitiu uma melhor
avaliação de riscos do projeto e uma compreensão concisa da raiz dos
problemas que causam problemas de execução.
(Português)

The increasing level of complexity in organisations poses significant challenges for Project Management, demanding more sophisticated and rich methodologies that address issues efficiently. The holistic approach proposed by System Thinking field has been identified as a possible path for managers in the context of large organisations and/or complex problems. Hence, it is noticeable a growing body of literature focused in the application of System Thinking to the field of Project Management.
The present study aims to contribute to this growing body of literature through the application of System Thinking methodologies to a real situation from the point of view of the Project Manager. This case study is focused on a completed project related with IT development in a large multinational organisation, that faced execution problems.
The application of System Thinking methodologies allowed for better risk assessment in the project and for a concise understanding of the root problems causing execution problems. From the point of view of the Project Manager, this holistic approach enabled a more efficient analysis of the problem and the incentives at stake within the system as well for a better decision making than the traditional methodologies.
(Inglês)

Gestão de Projeto, PMBOK, Complexidade, Pensamento Sistémico (Português)

Project Management, PMBOK, Complexity, System Thinking (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-01-2021 12:00