Trabalho Final de Mestrado
Ano Lectivo: | 2019/2020 |
---|---|
Aluno: | TÂNIA ISABEL PAULO ROCHA (51407) |
Mestrado: | Ciências Empresariais |
Tipo: | Dissertação |
Título do Trabalho Final de Mestrado: | CERTIFICAÇÃO B CORP: ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA A ADESÃO DAS EMPRESAS EM PORTUGAL |
Sub Título: | |
Comentário: | - |
Instituição: | - |
Homologação: | Dia 21/12/2020 às 13:23 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO |
Resumo
As Benefit Corporations (BC) e as B corp certificadas são empresas que requerem Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e estão interligadas aos conceitos de sustentabilidade e capitalismo consciente, seguem a ideia de um negócio orientado para um propósito que, para além de gerarem lucro, querem causar impacto positivo no mundo. O propósito deste estudo é determinar quais as principais motivações para a adesão das empresas portuguesas à certificação B corp e analisar as vantagens do B Impact Assessment (BIA) de forma a perceber se é um dos fatores de diferenciação e promoção à certificação B corp. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi de abordagem mista, qualitativa com recurso a entrevista e quantitativa com recurso a questionários. Constatou-se que as principais motivações encontradas para as empresas se terem candidatado à certificação foram a participação num movimento global com impacto positivo para o mundo e o reforço da missão e da sua RSC. A utilização do BIA, uma ferramenta de gestão que mede o desempenho social e ambiental da empresa, permite que esta possa medir o seu impacto nas operações ao nível de todos os seus stakeholders e áreas de impacto. O BIA é uma ferramenta de gestão abrangente, abordando todas as áreas de impacto da empresa, das suas práticas, políticas e produtos; é adaptável, transparente e rigorosa, pode assim, ser considerada como fator diferencial e de excelência aquando da candidatura de uma empresa à certificação B Corp. (Português)
Benefit Corporations (BC) and certified B corp are companies that require Corporate Social Responsibility (CSR) and are linked to the concepts of sustainability and conscious capitalism, following the idea of a business oriented towards a purpose, and beyond generating profit they want to have a positive impact on the world. The purpose of the study is to determine the main motivations for the adhesion of Portuguese companies to the B corp certification and to analyze the advantages of the B Impact Assessment (BIA) in order to understand if it is one of the factors of differentiation and promotion to the B corp certification. The methodology chosen for this research was a mixed approach, qualitative using an interview and quantitative using a questionnaire. It was found that the main motivations for companies to have applied for certification were participation in a global movement with a positive impact on the world and the strengthening of the mission and its CSR. The use of BIA, a management tool that measures the company's social and environmental performance, allows it to assess its impact on operations at the level of all its stakeholders and areas of impact. The BIA is a management tool, covering all areas of impact of the company, its practices, policies and products; it is adaptable, transparent and rigorous which therefore can be considered as a differential and excellence factor when a company applies for B Corp certification. (Inglês)
Palavras-chave
Responsabilidade Social Corporativa, B Corp, B Impact Assessement, Portugal (Português)
Corporate Social Responsibility, B Corp, B Impact Assessment, Portugal (Inglês)
Resumo Alargado
O Resumo Alargado ainda não foi submetido.
Trabalho Final de Mestrado
TFM MCEMP B Corp Tania Rocha.pdf (1,3MB)Data da Prova Pública
Data da Prova Pública: | 28-12-2020 13:00 |
---|