Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: TIAGO LIMA DE CARVALHO (51289)
Mestrado: Mathematical Finance
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Asset-Liability Management in Pension Funds
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 10/12/2020 às 21:19 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os fundos de pensão têm uma participação representativa nos mercados financeiros, seja considerando o capital investido ou o perfil de escolha de ativos. Nos planos de pensão de benefício definido, o foco é assegurar cobrir os passivos com os ativos existentes.
A gestão de ativos e passivos (em inglês ALM) é o conjunto de métodos e ferramentas projetadas com a finalidade de orientar como os fundos devem investir seus ativos a fim de que, em determinada data, seja possível pagar seus passivos. Este conceito é amplamente utilizado em empresas seguradoras e fundos de pensão. O portfolio de investimentos é construído de acordo com análises de mercado, definição dos riscos em que o fundo deseja se expor e os objetivos de retorno.
O propósito deste projeto é, aplicando a teoria de investimentos orientados a passivos, recuperar o nível de financiamento de um fundo de pensões, a fim de cumprir com as metas do esquema e se expondo ao menor risco possível. Este projeto terá como informação base a estimativa dos passivos, da taxa de juros e da inflação. A partir deles, contruiremos o portfolio de investimentos, projetaremos o fluxo de caixa e monitoraremos o risco de não cumprimento dos objetivos. Para validar a consistência do modelo, iremos comparar contra uma estratégia mais arriscada.
As conclusões, após contextualização (prática e teórica), demonstram que é possível recuperar o nível de financiamento, de acordo com prazos estabelecidos e com um nível moderado de risco.
(Português)

Pension funds have a very representative role in the financial markets, considering investments made and the asset allocations profile. In defined benefit pension schemes, the major focus is to secure the participants future payments with the accumulated contributions. Or, in other words, to cover the liabilities with the assets.
Asset Liability Management (ALM) is a collection of methodologies and tools structured to guide the assets investments in order to protect the liabilities. This concept has been used largely in insurance companies and pension funds. It analyzes market expectations, scheme risks and objectives, in order to create the best asset investment option.
The purpose of this project is, using a Liability Driven Investment (LDI) technique, recover the Funding Ratio of a pension fund, achieve the scheme goals and minimize the risk. Project liabilities, interest rate and inflation are the bases of this work. Build the asset portfolio, project the fund cashflow and track the risk are the principal steps to achieve the goal. To check the results adherence, the output will be compared with a bold recovery strategy.
To conclude, after setting the context (theoretical and practical perspectives), the work will show how to recover a Funding Ratio using a developed model and keeping the risk inside pension plan limits.
(Inglês)

Palavras-chave

Fundos de Pensão de Benefício Definido; Gestão de Ativos e Passivos; Nível de financiamento; Investimentos Orientados por Passivos; Seleção de Portfólio (Português)

Defined Benefit Schemes; Asset Liability Management; Funding Ratio; Liability Driven Investment; Portfolio Selection (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-01-2021 16:00