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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANA CLÁUDIA ROPIO RODRIGUES (49445)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: How the pandemic impacted the social commerce and its acceptance
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 12:36 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O aumento da popularidade das redes sociais e a utilização do Comércio Eletrónico deram origem a um novo modelo de negócios denominado Social Commerce (SC). SC envolve o uso de tecnologias Web 2.0 que possibilitam a interação dos utilizadores, facilitando a venda e compra online de produtos e serviços. A necessidade de entender o comportamento dos utilizadores do Social Commerce tem vindo a ser sugerida por autores académicos na área dos Sistemas de Informação (SI). Além disso, tendo em consideração que a pandemia COVID-19 afetou o comportamento online dos consumidores, torna-se importante analisar seu papel na intenção e uso efetivo de uma tecnologia. Para tal, a segunda versão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2) foi adaptada a fim de determinar quais fatores impactam a intenção e uso do Social Commerce. Neste contexto, construtos adicionais foram identificados, tendo em consideração o contexto pandémico atual. Foi realizada uma análise quantitativa, a partir de dados recolhidos de uma amostra de 209 inquiridos. O software Statistical Package for the Social Sciences e a abordagem Partial Least Squares (PLS) foram utilizadas para avaliar o modelo conceptual. Os resultados deste estudo revelaram que os construtos Hábito, Motivação Hedónica, Expectativa de Desempenho e Construtos do Social Commerce são significativos na formação da intenção comportamental e uso do SC. Também a pandemia revelou ter impacto na frequência de utilização do SC, sendo o construto Falta de Alternativas Percebida, um determinante na intenção de uso desta tecnologia. (Português)

The increased popularity of social networking sites and the establishment of Electronic Commerce has given rise to a new business model entitled Social Commerce (SC). SC involves using Web 2.0 social media technologies that support users? interactions, facilitating the online selling and acquisition of products and services. SC is increasingly attracting the attention of academic researchers within the Information Systems (IS) field, being implicit a need to understand SC users? behavior. Additionally, since the COVID-19 pandemic has impacted consumers online behavior, it becomes important to analyze its role in the intention and usage of a technology. To investigate this aspect, the second version of Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2) was extended in order to determinate which factors impact Behavioral Intention and Use of Social Commerce. For that, additional determinants in Social Commerce acceptance and adoption were identified, taking in consideration the COVID-19 pandemic context. A quantitative approach was conducted, based on data collected from a sample of 209 respondents and the Statistical Package for the Social Sciences and Partial Least Squares (PLS) path modeling were used to assess the model. The study results showed that Habit, Hedonic Motivation, Performance Expectancy, Social Commerce Constructs are significant in the formation of Behavioral Intention and Use of SC. This study findings also revealed that the pandemic had impacted the frequency of use of SC, being the Perceived Lack of Alternatives a determinant in the intention to use SC.

(Inglês)

Palavras-chave

Comércio Electrónico, Comércio Social, Pandemia, UTAUT2 (Português)

Electronic Commerce, Social Commerce, Pandemic, UTAUT2 (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Social Commerce Adoption and the Pandemic impact.pdf (779KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 13-01-2021 15:00
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