Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: PAULO GUILHERME RODRIGUES FILIPE RELVAS CORREIA (39429)
Mestrado: Economia Monetária e Financeira
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Does leverage affect asset returns: theory and evidence
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 09/12/2020 às 16:16 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O estouro da bolha imobiliária nos EUA que culminou na crise financeira de 2008-09 reacendeu o interesse no estudo das vulnerabilidades que resultam de elevados níveis de alavancagem financeira. Para estudar a relação entre a alavancagem e os preços dos ativos, esta dissertação apresenta um modelo que replica uma economia com dois períodos, dois ativos diferentes, sendo um mais arriscado que o outro, onde dois estados da natureza podem ocorrer. As crenças heterogéneas dos agentes que pertencem a esta economia resultam em diferentes expectativas acerca do retorno esperado do ativo com risco. Esta heterogeneidade dita que apenas os agentes mais otimistas participam do mercado de ativos de risco. Assim, quando o crédito é introduzido nesta economia essa taxa de participação diminui em função do aumento do preço do ativo com risco. Do modelo apresentado retira-se que a taxa de retorno do ativo com risco depende positivamente do índice de alavancagem do agente (ou rácio Financiamento-Garantia). Esta dissertação realiza ainda uma análise de regressão multivariada, através de dados trimestrais do mercado de habitação que constam na base de dados do BCE, e descobre que a taxa de retorno da habitação na área euro reage negativamente ao aumento da alavancagem financeira das famílias observado no trimestre em análise, mas tem uma reação positiva e mais forte ao nível de alavancagem observado no trimestre anterior. Estes resultados sugerem que a taxa de retorno do mercado imobiliário pode demorar a responder a alterações nos requisitos dos financiamentos hipotecários. (Português)

The housing bubble burst following the emergence of leverage-fuelled property booms observed in the US culminated in the financial crisis of 2008-09 did regain the interest on the vulnerabilities that result from higher levels of leverage. To capture the relation between leverage and its influence on asset bubbles, this paper presents a model to replicate an economy with two periods, two different assets, with one riskier than the other, where two states of nature can occur. The heterogeneous beliefs of agents belonging to this economy result in different assignments on the expected return of the risky asset which in turn dictates that only the more optimistic agents participate in the risky asset market. When agents have access to credit to purchase the risky asset, this participation rate diminishes as a result of the increasing price of the risky asset. One can also derive from this model that the rate of return of the risky asset depends positively on the agent?s leverage ratio (or Loan-to-Value ratio). By using quarterly housing data from the European Central Bank Data Warehouse, this paper does a multivariate regression analysis to find the housing return rate in the Euro area reacts negatively to increasing households? leverage observed in the current quarter, but has a higher positive reaction from the leverage level observed in the previous quarter. The results suggest the rate of return of the housing market may show some delay to reply to looser margin requirements. (Inglês)

Palavras-chave

Crédito; Alavancagem; Preços dos Ativos; Preços das Casas; Retornos dos Ativos. (Português)

Credit; Leverage; Asset prices; House prices; Asset returns (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

FinalDissertation_PauloRCorreia.pdf (1,3MB)