facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 19-07-2018

Faleceu o professor Bento Murteira

Bento José Ferreira Murteira, professor catedrático jubilado do ISEG, faleceu ontem, dia 18 de Julho de 2018. O seu corpo estará hoje, quinta-feira, a partir das 18:30 horas na Igreja de Santo António do Estoril, realizando-se de seguida uma missa pelas 19:00 horas. A missa de corpo presente terá lugar amanhã, sexta 20, pelas 10:00 horas, seguida do funeral.

Bento Murteira foi um professor marcante para o desenvolvimento e modernização da nossa escola e para o progresso da economia, econometria, estatística e matemática aplicada em Portugal.

Aluno de Bento de Jesus Caraça, discípulo e assistente do professor Leite Pinto desde 1947, Bento Murteira dirigiu o ensino da Estatística a partir de 1951, regeu a nova cadeira de econometria a partir de 1953 e deixou marcas, durante décadas, na modernização do ensino da matemática aplicada à economia em Portugal.

Nos anos anteriores, a estatística e os métodos matemáticos aplicados à economia eram muito rudimentares. Limitavam-se à construção de gráficos e ao cálculo de médias e de outras estatísticas descritivas, e não se desenvolviam métodos de estimação e inferência próprios da Estatística Matemática. Tomando partido da melhor preparação matemática dos alunos do então ISCEF, devida à reforma de 1949, Bento Murteira transformou radicalmente o estudo da Estatística, modernizou o ensino da econometria e elevou o nível e o rigor dos estudos quantitativos de economia na nossa escola. Essa modernização veio a contagiar todas as escolas de Economia e Gestão do nosso país.

As suas Probabilidades e Estatística, de folhas de acompanhamento das suas cadeiras transformaram-se em manual de referência da estatística em Portugal. Ainda hoje, atualizadas e ampliadas por três dos seus discípulos e colaboradores, rebatizadas Introdução à Estatística, são o manual de referência utilizado na nossa escola e noutras do nosso país.

A Investigação Operacional foi outra das áreas que Bento Murteira introduziu no nosso país. A ele se devem as primeiras lições de Programação Linear, Teoria dos Jogos e Teoria da Decisão.

Em 1953, realizou o seu doutoramento no estudo dos processos autorregressivos com orientação de Maurice Kendall, um dos grandes estatísticos do século XX. Desenvolveu um interesse precoce pelo estudo de séries temporais e previsão, matérias que impulsionou no início da década de 1980, quando tais temas eram ainda muito pouco conhecidos no nosso país.

Pela mesma altura introduziu a perspetiva bayesiana no estudo da estatística e produziu, como era sua regra em todos os temas que estudava e introduzia, um excelente e volumoso texto de introdução a essa matéria. Regressando à Estatística Descritiva na década de 1990, voltou a inovar o ensino dessa matéria colocando a ênfase na Análise Exploratória de Dados, percursora do interesse contemporâneo pelo estudo de "Big Data".

Bento Murteira é um dos raros mestres que, durante décadas e décadas conseguiu inovar-se cientificamente, e inovar cientificamente o ensino; um dos raros mestres cuja influência se propagou e se propaga ainda hoje no ensino e na investigação.

Presidência 
ISEG - Lisbon School of Economics & Management
Universidade de Lisboa