facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 11-11-2010

Artigo de Professor do ISEG aceite para publicação na revista European Journal of Political Economiy

Professor António AfonsoFoi publicado na revista European Journal of Political Economiy o artigo título "Government Size, Composition, Volatility and Economic Growth", da autoria de António Afonso, investigador da UECE e Professor Associado com Agregação do ISEG. O artigo foi elaborado em co-autoria
com David Furceri (OCDE).

O artigo analisa os efeitos sobre o crescimento económico, em termos de dimensão e volatilidade, da receita e da despesa orçamental para países da OCDE e da UE. Os resultados do artigo sugerem que ambas as variáveis são prejudiciais para o crescimento. Analisando as
respectivas componentes, os resultados mostram que i) os impostos indirectos (dimensão e volatilidade); ii) as contribuições sociais (dimensão e volatilidade); iii) o consumo do governo (dimensão e volatilidade); iv) os subsídios (dimensão); e v) o investimento público (volatilidade) têm um efeito negativo e estatisticamente significativo sobre o crescimento económico.

Autor: ISEG