Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
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CURSO LIVRE | O Eu e o Transcendente
Em 26-02-2014 às 13:30 / Francesinhas 1 | Sala 105
O Eu e o Transcendente
Em busca da resposta à pergunta sobre o sentido da vida
Formadora: Filipa Ribeiro da Cunha
Curso livre em 12 sessões | Quartas-feiras: 13h30 - 14h30
O curso consiste no estudo das motivações racionais da adesão à fé, feito de forma inovadora pelo recurso permanente à arte - pintura, música e poesia. Pretende-se propor um método de ajuizar os temas e conceitos que vão ser abordados nas aulas, num profundo respeito pela liberdade individual de cada um. Os alunos são desafiados a olhar para dentro de si mesmos e para a realidade que os circunda e procurar uma resposta à pergunta sobre o sentido e significado da vida.
O curso está dividido em três partes, sendo precedido por uma aula introdutória.
Na aula de introdução, a letra e a música de 11 canções contemporâneas ilustram a evolução do percurso do homem a Deus, bem como a relação entre o eu e o transcendente.
Nas cinco aulas seguintes, que compõem a primeira parte do curso, procura-se despertar as exigências fundamentais do coração; exigências de verdade, justiça, felicidade, amor; exigências inextirpáveis que anseiam por uma resposta. Resposta que não pode ser encontrada dentro de cada um mas numa relação com o transcendente, na existência de um "quid" último pelo qual vale a pena viver. No esforço do eu para imaginar qual o significado último da existência, surgiram as diversas religiões.
Na segunda parte do curso, composta por três aulas, estuda-se o emergir histórico das principais religiões. O cristianismo distingue-se ao afirmar que o próprio Deus veio ao encontro do homem. Jesus Cristo apresenta-se como a estrada traçada por Deus para que o homem possa chegar até Ele. O cristianismo não é uma filosofia, nem uma ideologia, nem sequer um discurso mas o anúncio de uma presença. O transcendente escolheu entrar na história do Homem com uma história idêntica à de qualquer homem, dirigindo-se à liberdade humana e propondo "Venham e vejam".
A terceira parte do curso consiste em três aulas onde se discute a contemporaneidade do acontecimento cristão e se apresentam testemunhos vivos que respondem às perguntas: é possível o homem de hoje encontrar Cristo no encontro com a unidade dos crentes? Como compreender que a Igreja, uma realidade feita de homens, possa ser o método escolhido por Deus para veicular o divino, isto é, para comunicar a Verdade?
Programa do Curso
I. O percurso do homem a Deus através de músicas contemporâneas anglo-saxónicas
1ª parte:
II. Observações preliminares
a. Realismo
b. Razoabilidade
c. Preconceitos
III. As exigências fundamentais do coração
a. O eu em acção
b. O empenhamento com a vida
c. A descoberta das inquietações pessoais
d. O despertar das perguntas sobre o sentido da vida
IV. Atitudes Irrazoáveis
a. Atitudes irrazoáveis diante da pergunta última
b. Consequências
V. Itinerário do Sentido Religioso
a. Uso correcto da razão
b. Experiência do sinal
c. A aventura da interpretação
d. Educação para a liberdade
VI. Razão e Revelação
a. A energia da razão tende a entrar no desconhecido
b. Abertura ao transcendente
2ª parte:
VII. Formação das principais religiões na História
a. Criatividade religiosa e formação das principais religiões
b. O cristianismo: experiência de um encontro
VIII. Quem é Jesus Cristo?
a. O conteúdo da Biblia
b. O mistério da Encarnação
IX. A pedagogia de Jesus Cristo ao revelar-se
3ª parte:
X. O coração do problema Igreja
a. Racionalismo - Protestantismo - Catolicismo
b. Como alcançar hoje a certeza sobre o facto de Cristo?
c. É possível a Igreja ser o sinal visível da presença de Jesus Cristo no mundo?
XI. Os factores da Igreja: o humano e o divino
a. O factor humano da Igreja: Cristo comunica-se através da fragilidade dos homens
b. O factor divino na Igreja: a comunicação da Verdade e os sacramentos
XII. Testemunhos