Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Colóquio Internacional | Escritas & Cinemas

Em 28-05-2015 a 29-05-2015 / Auditório 2, Quelhas

Nos dias 28 e 29 de maio, decorrerá no ISEG o Colóquio Internacional sobre "Escritas & Cinemas", no Auditório 2 (Edifício Quelhas).

Tendo em conta a passagem dos quarenta anos das independências dos países africanos de língua portuguesa este Colóquio visa refletir sobre as representações da "nação" na produção escrita e visual dos cinco países africanos, nomeadamente, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Além disso, pretende-se refletir sobre a circulação/divulgação/ distribuição das escritas e cinemas dos cinco países ao longo destes quarenta anos, e por isso discutir o papel das instituições (culturais, políticas, económicas) envolvidas na produção das obras visuais e escritas. A este propósito, considera-se de grande relevância a discussão entorno do espaço de língua portuguesa enquanto circuito de circulação e intercâmbio económico e cultural.
E, ainda, dar a conhecer alguns dos resultados das linhas de pesquisa do Projeto NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial - (CEsA/FCT) que problematizou o papel da narrativa literária e fílmica dos países africanos de língua portuguesa, enquanto laboratório propício à construção de comunidades imaginadas e à projeção de novas figurações de identidades, alicerçando a pesquisa no suporte teórico de estudos multidisciplinares, em especial pós-coloniais.

Programa (versão pdf)