Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Concerto Antena 2 | Pedro Costa

Em 07-10-2015 das 19:00 às 21:00 / Auditório Caixa Geral de Depósitos

Apresenta:

PEDRO COSTA

07 Outubro '15

Auditório Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão | 19horas l duração 70 minutos
c/ intervalo
CO-PRODUÇÃO concertos.antena2@rtp.pt | Tel. 21 382 00 15

Beethoven (1770 - 1827) Sonata p/ piano Op. 81ª em mi bemol maior, "Les Adieux"
Das Lebewohl (a Despedida)
Die Abwesenheit (a Ausência)
Die Wiedersehen (o Regresso)

M. Ravel (1875-1937) Valses Nobles et Sentimentales
Modéré - très franc
Assez Lent - avec une espression intense
Modéré
Assez anime
Presque lent - dans une sentimento intime
Vif
Moins Vif
Épilogue: Lent

intervalo

M. Mussorgsky (1839-1881) Quadros de uma Exposição
Gnomo
O Velho Castelo
Tulherias
Carro de Bois
Balet dos Pintainhos nas Cascas de Ovo
Samuel Goldenberg e Schmuyle
O Mercado em Limoges
Catacumbas, Sepculcro Romano
Com os Mortos em Língua Morta
A Cabana de Baba-Yaga sobre patas de Galinha
A Grande Porta de Kiev

Pedro Costa, piano

Foi laureado em 2013 com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril, com o "Prémio Helena Sá e Costa" e o 2º Prémio no Concurso New Tenuto na Bélgica. Foi também vencedor dos concursos Florinda Santos (2012), Concurso Internacional Cidade do Fundão (2012), Concurso "ConCursos" em Aveiro (2011), "Prémio Lopes-Graça" em Tomar (2008) e Concurso Santa Cecília no Porto (2007). Como músico de câmara ativo, é membro fundador do Duo-Concertante e do Perspective Trio com os quais foi vencedor, respetivamente, do Prémio ConCursos (2011) em Aveiro, e recentemente do Prémio Jovens Músicos (2015) da RDP. Como tal, tem vindo a apresentar-se em recitais a solo, música de câmara e acompanhamento de canto em várias salas de concerto em Portugal, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha e Itália. Tocou em Festivais de Música como o Festival de Outono de Aveiro, o Harmos Classical no Porto, Festival de Música de Espinho, Cistermúsica em Alcobaça, Festival Jovens Músicos, Festival Internacional da Póvoa do Varzim e o Festival L'Europe en Musique em Bruxelas. Teve também a oportunidade de tocar a solo à frente de orquestras como a Orkest der Lage Landen, a Koninklijk Muziekkapel van de Gidsen, a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção de maestros como Walter Proost, Yves Segers, António Saiote, Luís Carvalho e Zvonimir Hacko. Trabalha regularmente com cantores como Ana Caseiro, Sarah Defrise, Artur Rosek, Sara Amorim, Noora Karhuluoma e Julietta Kochorova. Nasceu em Macau em 1989. Iniciou o estudo de piano aos 7 anos de idade com a professora Suzana Ralha na Associação Cultural "Os Gambozinos" e mais tarde no Conservatório de Música do Porto com a professora Anne Marie Soares. Terminou em 2007 a Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou 3 anos com o professor Fausto Neves. Concluiu a Licenciatura em Piano da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto na classe do professor Luís Filipe Sá. Terminou com distinção o Mestrado em Piano no Koninklijk Conservatorium Brussel (Bélgica), com o professor Piet Kuijken, onde já tinha estudado um ano, ao abrigo do programa ERASMUS, com o professor Daniel Blumenthal. Encontra-se neste momento a frequentar um mestrado especializado em Liedgestaltung na Kunstuniversität Graz (Áustria) na classe do professor Joseph Breinl. Aperfeiçoou-se em cursos com Akiko Ebi, Álvaro Teixeira Lopes, Constantin Sandu, Katia Veekmans, Luís Moura Castro, Miguel Borges Coelho, Pedro Burmester e Sequeira Costa. Nos últimos três anos participou no International Lied Master Classes, em Bruxelas, liderado pelos cantores Udo Reinemann e Christianne Stotijn, onde teve igualmente a oportunidade de trabalhar com músicos como Peter Schreier, Ann Murray, Hartmut Höll, Mistuko Shirai, Joseph Breinl, David Selig, Urszula Kryger, Wolfgang Holzmair, Juilus Drake, Christoph Pregardien, entre outros.