Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

CONCERTO | Orquestra Metropolitana de Lisboa | Ludwig Van Beethoven

Em 04-04-2017 das 19:00 às 21:00 / Auditório Caixa Geral de Depósitos

No próximo dia 4 de Abril, terça-feira, teremos um excelente concerto providenciado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, baseado em Ludwig Van Beethoven, no Auditório Caixa Geral de Depósitos (Ed. Quelhas, 2º piso).

Quando em 1792 se mudou para Viena, com vinte e um anos de idade, Ludwig van Beethoven construiu a sua reputação com base nas qualidades de virtuoso do piano. Só aos poucos conseguiu que lhe fosse reconhecida a qualidade das composições. Pela mesma altura, frequentava também aulas de violino, seguramente com o intuito de conhecer em detalhe esse instrumento fundamental à prática orquestral. O seu único (e monumental) Concerto para Violino e Orquestra só seria composto em 1806. Antes disso, houve várias peças que apontaram o caminho. São exemplo nove das suas dez Sonatas para Violino e Piano (a décima é mais tardia). As três primeiras datam de 1797/1798 e já permitem adivinhar o colosso expressivo de propensão heroica visionado pelo músico alemão. Há ainda outras duas obras que poderão ser entendidas como preparatórias daquele concerto: os dois Romances para Violino e Orquestra que são aqui interpretados numa transcrição das partes orquestrais para o piano. São duas peças plenas de lirismo. Cada uma delas permite imaginar o andamento lento de um concerto.

Cartaz (pdf)