Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Conferência | Le Mythe de la Singularité

Em 10-10-2017 às 17:30 / Salão Nobre, ISEG

No dia 10 de outubro, o ISEG recebe o autor do livro "Le Mythe de la Singularité: Faut-il craindre l'intelligence Artificielle?", Jean-Gabriel Ganascia. 

A "Singularidade" ou "Singularidade Tecnológica" é uma das novas palavras-chave da futurologia contemporânea. É o que acontecerá quando a inteligência artificial exceder a dos seres humanos. Esta tendência, que se concretizará nas próximas décadas, é proclamada com grande pompa pelos tecnólogos de Silicon Valley, como R. Kurzweil (gestor de projetos na Google!). Por outro lado, alguns cientistas e empreendedores, por exemplo Stephen Hawking ou Bill Gates, estão preocupados com esta evolução, onde se perspetiva que a humanidade confie o poder de decisão às máquinas. Ora Jean-Gabriel Ganascia esforça-se para demonstrar que:

  1. O próprio termo "inteligência artificial" é mal utilizado pelos promotores da "Singularidade", e que as capacidades dos computadores, por mais impressionantes que sejam, não podem manipular poderes tão temíveis;
  2. Longe de ser nova, a perspetiva da "Singularidade" recicla antigas ideologias gnósticas e milenares, agora envoltas numa roupagem tecno-futurista, e apoiadas pelas estratégias mercantilistas das multinacionais de Tecnologias de Informação. 

 

O autor, um dos maiores especialistas em ciências humanas mediadas digitalmente, falará sobre este ensaio crítico, de grande impacto público.


Jean-Gabriel Ganascia é professor da Universidade Pierre-et-Marie Curie, onde faz investigação sobre inteligência artificial. Também é presidente do comitê de ética do CNRS, tendo já publicados numerosos livros tais como, L'Âme machine, au Seuil (1990), Les Sciences cognitives, Le Pommier (2006), Voir et pouvoir: qui nous surveille ?, Le Pommier (2009), Idées reçues sur l'intelligence artificielle: vers une domination programmée?, Le Cavalier bleu (2017).

A conferência conta ainda com a participação do professor Mário Caldeira (presidente do ISEG), professor Almiro de Oliveira (ISEG e UCP-Porto), M. Vincent Brignol (adido para a Cooperação Científica e Universitária da Embaixada de França) e de Artur Lopes Cardoso (tradutor do livro "Le Mythe de la Singularité". 

A sessão tem início às 17h30, no Salão Nobre (Ed. Quelhas, 4º piso).

Entrada gratuita, sujeita aos lugares disponíveis.
Efetue a sua inscrição em 
www.tinyurl.com/conf-lemythe

Nota de imprensa

Cartaz (pdf)