Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Lançamento do livro | Endividamento Brasileiro - Um Grande Negócio, da autoria de Rabah Benakouche

Em 10-10-2018 às 18:00 / Auditório 2 (Ed. Quelhas)

No dia 10 de outubro, realiza-se o lançamento do livro "Endividamento Brasileiro - Um Grande Negócio", da autoria do Professor Rabah Benakouche.

A sessão tem início às 18h00, no Auditório 2 (Edifício Quelhas, 2º piso).

A entrada é livre, sujeita a pré-inscrição através do link:   https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-lancamento-do-livro-50907511738

Sinopse

O Brasil não foi endividado. Nem externa, nem internamente. Nem no passado, nem no presente. Endividou-se - por iniciativa própria e sem vassalagem. Decisores públicos do setor econômico do governo - em sintonia com as "expectativas" do mercado (nativo e de sua vertente internacional) - formularam e executaram, informalmente, políticas de endividamento (externo e interno) do Estado centrando-se na atração do capital externo, em todos os governos, de 1947 até hoje. Políticas essas que foram deliberadas e centradas no endividamento continuo, permanente e crescente do Estado - processo entendido como endividamentismo, o qual tem sido, simultânea e sincronicamente, um grande negócio para atores nativos e internacionais, bancos, fundos de pensão, grandes empresas, decisores públicos, políticos, dentre outros.

Contempla interesses e políticas de uns e outros, dele se obtém benefícios financeiros, se implementa projetos ou leis ou decisões, se colhe ganhos simbólicos, se valoriza outplacement, ou se pratica alinhamento político internacional preconizado por entes internacionais ou/e países hegemônicos. Ganhos múltiplos e multi-formas (financeira, política, geopolítica, simbólica, network e outras) propiciados fizeram dele um Grande Negócio!

Análise desenvolvida baseia-se em Macroeconomia mesclada com conceitos e métodos oriundos do Science Studies (em especial: Bruno Latour e Michel Callon) e da "filosofia prática" de Michel Foucault.

Sobre o Autor:  Rabah Benakouche

Docteur d´État em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris, Doutor em Engenharia Industrial pela École Centrale de Paris, Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

Investigador do  SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações        


Autor dos livros sobre Macroeconomia Internacional:
- Acumulação Mundial e Dependência, Ed. Vozes, 1980
- O que é Capital Internacional, Ed. Brasiliense, 1982, disponível em formato Kindle na Amazon.
- Crise e Dívida Externa Brasileira, Ed. Diniz, 1985
- Dívidas dos Países Ricos, Ed. Xamã, 2012
- Bazar da dívida externa brasileira, Ed. Boitempo, 2013
- Moeda e Política, Ed. Appris, 2018 

Sobre Gestão Económica:
- Mimetismo Tecnológico, Ed. UFSC, 1984
- A questão da Informática no Brasil (org.), Ed. Brasiliense, 1985
- Informática social, Ed. Vozes, 1987 (em coautoria)
- Avaliação monetária do meio ambiente, Ed. Mc Graw Hill, 1994 (em coautoria)
- Qualidade cabocla, Ed. UnB, 1997 (em coautoria)


Cartaz (pdf)