Google

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Colóquio | Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos ontem e hoje

Em 18-11-2019 / Museu Nacional de História Natural e da Ciência

No dia 18 de novembro, realiza-se o colóquio "Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos ontem e hoje", no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com a participação do prof. Carlos Bastien (ISEG).

O Professor Bento de Jesus Caraça (1901-1947) foi uma das mais importantes personalidades portuguesas do século XX, com um trabalho ímpar nos planos cívico, cultural, social e científico. Apesar das restrições à sua acção colocadas pela ditadura salazarista, a sua obra foi sempre divulgada e tem sido ao longo dos anos regularmente citada e estudada.

O colóquio é organizado pela Associação Bento de Jesus Caraça, constituída em 2018 por um grupo de cidadãos que pensou que o que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, sendo meritório, não explora na totalidade o pensamento e obra de Bento de Jesus Caraça. No sentido de poder contribuir para corrigir o défice informativo que existe sobre esta figura ímpar da cultura portuguesa, foi fundada esta Associação.

Deste modo, a Associação Bento de Jesus Caraça definiu por objectivo principal da sua actividade dar a conhecer a obra de Bento de Jesus Caraça em todas as suas facetas e promover a discussão em torno das suas ideias, nomeadamente entre as gerações que não conhecem o seu pensamento e obra, promovendo a cultura integral, através da divulgação das ciências, das humanidades e das artes nas suas diversas expressões, da edição de publicações que se coadunem com a prossecução dos seus fins e da organização de congressos, seminários, colóquios, conferências, debates e exposições. Os associados empenhar-se-ão num sistema educativo que tenha como fim último formar cidadãos nos valores da Cultura Integral, tal como Bento de Jesus Caraça preconizou no texto intitulado “A Cultura Integral do Indivíduo”

O Colóquio pretende analisar o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos. De 1941 a 1948, ano do falecimento de Bento de Jesus Caraça, foram publicados 114 títulos desta coleção, alguns deles múltiplos, com uma tiragem extraordinária para a época, quase 7000 exemplares por livro. Era grande a variedade de temas abordados, repartido por sete séries: “Ciências e Técnicas”, “Artes e Letras”, “Filosofia e Religiões” e “Povos e Civilizações”, “Biografias”, “Epopeias Humanas” e “Problemas do Nosso Tempo”. O objetivo desta coleção, expresso pelo seu criador, era “prestar reais serviços aos seus leitores e, através deles, a uma causa pela qual lutávamos há muitos anos: a criação de uma mentalidade livre e de tonalidade científica entre os cidadãos portugueses”.

9.30 - 10.00     Recepção
10.00 - 10.10   Abertura - Luis Saraiva (Presidente da Direção da ABJC, CIUHCT, U. Lisboa), representante do MNHNC
10.10 - 11.00   António Pita (FLUC/CEIS20, U. Coimbra) - A polifonia da cultura: Bento de Jesus Caraça e a noção de    enciclopédia.
11.00 - 11.30   Intervalo para café
11.30 - 12.20   Luis Crespo Andrade (FCSH-UNL, CHAM - Centro de Humanidades) -  A Biblioteca Cosmos e as representações políticas  e sociais da difusão enciclopédica.
12.20 - 13.10   Helena Neves (CEIS 20, U. Coimbra) - Raízes da Cosmos: do Monde de Barbuse à revista Litoral
13.10 - 15.00   Almoço
15.00 - 15.50   João Oliveira Duarte (IHA-Instituto de História de Arte da U. Nova de Lisboa) - Biblioteca Cosmos: um saber sofrido e subversivo
15.50 - 16.40   Joaquim Garrido (Livraria Cosmos-Edições Cosmos) – Bento de Jesus Caraça- ética semente da liberdade
16.40 -1 7.10   Intervalo para café
17.10-18.00     Carlos Bastien (ISEG, U. Lisboa) - Os livros de economia publicados na Cosmos
18.00-18.50     Augusto Fitas (U. Évora / IHC- cehfci) - Os livros científicos publicados na Cosmos
18.50-19.00     João Caraça (Presidente do Conselho Geral da ABJC, Fundação Calouste Gulbenkian) – Encerramento do Colóquio

A participação está sujeita a inscrição e tem um custo de 15€.
Inscrições abertas através de envio de email para o endereço abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt indicando que quer participar no colóquio, e anexando o comprovativo da transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0027 00085552 130 93).

Para mais informações e para torna-se membro da Associação Bento de Jesus Caraça, visite o site da associação: www.associacaobentodejesuscaraca.pt.

Cartaz (pdf)