Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Ciclo Temático | Riscos Psicossociais e Direitos Laborais

Em 25-11-2019 a 27-11-2019 / Anf. 3 e Anf. 4 (Ed. Quelhas)

Data do Ciclo: 25, 26 e 27 de novembro

Horário do Ciclo: 9:00h - 18.00 h

Público-alvo: quadros e dirigentes sindicais, gestores, técnicos de segurança e saúde no trabalho, representantes dos trabalhadores em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST), público em geral.

O ISEG e a Autoridade para as Condições de Trabalho organizam um Ciclo Temático no âmbito da Saúde e Segurança no trabalho, intitulado "Riscos Psicossociais e Direitos Laborais", a realizar nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no  ISEG (Anfiteatro 3 e 4, Edifício Quelhas, 4º piso).

Este ciclo, com a duração de 3 dias, abrange diversas temáticas relacionadas com a Saúde no trabalho e pretende contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, com especial ênfase nos riscos psicossociais e direitos laborais inerentes, através da divulgação de informação científica, técnica e de boas práticas organizacionais neste âmbito. Promover uma cultura de prevenção implica adotar práticas que contribuam para a prevenção e controlo dos riscos a todos os níveis, criar uma consciência geral de segurança nos trabalhadores e empregadores e estabelecer um quadro organizacional suscetível de garantir níveis cada vez mais elevados de saúde e segurança no local de trabalho.

Este ciclo é constituído por três módulos:

• MODULO 1 - Riscos Psicossociais e Direito da Segurança e Saúde no Trabalho  - 25 de novembro
    • Riscos Psicossociais
    • Políticas e estratégias de intervenção
    • Promoção da Saúde Mental no Trabalho
    • Direito da Segurança e Saúde no trabalho
    • Acidentes de trabalho e doenças profissionais
    • Analise critica da legislação
    • Prevenção, Gestão e Intervenção
  • MÓDULO 2 - Riscos Psicossociais no Trabalho - 26 de novembro
    • Riscos Psicossociais
    • Causas e Consequências
    • Avaliação e gestão de riscos
    • Políticas e estratégias de intervenção
    • Enquadramento legal e normativo
  • MÓDULO 3 - Assédio Moral e Direito Laboral - 27 de novembro
    • Assédio Moral no trabalho
    • Assédio moral e ordenamento jurídico
    • Análise critica da legislação
    • Conceito, causas e consequências
    • Investigação na Europa e em Portugal
    • Estratégias de Prevenção, Gestão e Intervenção
    • Assédio moral e ordenamento jurídico

O preço do ciclo é de 330 euros, podendo ser também realizada a inscrição em cada um dos módulos individualmente (1º módulo=130 euros, 2º módulo= 130 euros, 3º módulo= 130 euros).
Dada a natureza integradora do curso, recomenda-se a frequência da totalidade dos médulos. A estes preços acresce o IVA em vigor. O preço estipulado inclui almoço e possibilidade de estacionamento, durante os 3 dias de duração do curso.

Formadores:
O ciclo temático será leccionado pelo prof. António Garcia Pereira (ISEG), Ana Teresa Verdasca (Formadora e Investigadora do Socius / ISEG), Maria Antónia Frasquilho (Médica Psiquiatra e do Trabalho—Clinica Alterstatus), prof. Hernâni Veloso Neto (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e pelo Manuel Roxo (Autoridade para as Condições do Trabalho - ACT).

A disponibilidade de vagas está sujeita à capacidade das instalações.

INSCRIÇÕES
Preencha a Ficha de Inscrição e envie para o seguinte endereço:  anaverdasca@socius.iseg.ulisboa.pt

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Email:  anaverdasca@socius.iseg.ulisboa.pt