Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

À Descoberta das Rotas da Matemática da UTL

Em 15-02-2011 às 14:00 / ISEG

CartazVem passar uma tarde ao ISEG/UTL, no âmbito da iniciativa à Descoberta das Rotas Matemáticas da UTL. Esta é a 4.ª edição que tem como público-alvo os alunos do ensino secundário.

Podes ver a Matemática em acção. Vem ver a geometria escondida em pinturas famosas, vem ver como se pode ganhar dinheiro na Bolsa, vem ver como as estatísticas nos podem ajudar, mas também como nos podem mentir. Poderás ver arquitectos, biólogos, desportistas, diplomatas, economistas, engenheiros, jornalistas, informáticos e veterinários explicarem como aplicam a geometria, o cálculo e a estatística.

O século XXI precisa de quem saiba Matemática. A Matemática dá emprego!Para seres um bom engenheiro ou veterinário, tens de saber medir e calcular. Para seres um bom gestor ou economista, tens de dominar os números. Para seres um bom arquitecto ou designer, tens de saber geometria. Será que a Matemática também pode ajudar os treinadores a vencer os desafios de um jogo?

Será que pode ajudar a melhorar a saúde e a forma física?

Vem ver o poder e a beleza da Matemática! Vem ver e escolher o teu futuro!

-14h00 | Recepção

PALESTRAS
- 14h30 | Vamos melhorar o mundo?!
Prof. Pedro Verga Matos, ISEG-UTL
Os recursos são escassos… e há tanta gente a precisar de ajuda e tantas formas diferentes de ajudar! Num projecto de apoio ao desenvolvimento, como ponderar os diferentes objectivos para escolher a melhor solução? Só há um caminho... o recurso aos instrumentos da Matemática.

-14h45 | A Matemática nos jogos de azar (ou de sorte?)
Prof. Alfredo Egídio dos Reis, ISEG-UTL
Jogamos e gastamos o nosso dinheiro pelo prazer do jogo ou pelo dinheiro que poderemos ganhar. Ou até pelas duas coisas. Jogamos para ganhar. Nos jogos de azar, onde ganhar ou perder é fruto do acaso, da "sorte", a Matemática pode não ajudar a ganhar... mas ajuda a avaliar as nossas probabilidades. Veja-se o caso do Euromilhões.

-15h00 | As nove possibilidades do penálti
Prof. Pedro Freitas, FMH-UTL
Será que a marcação de um penálti se reduz a uma questão técnica de pés, ou será que também pode ser marcado com a cabeça? E qual é a relação com o trabalho de um Matemático que ganhou o prémio Nobel da Economia? Será que os jogadores sabem disto?

-15h15 | JOGOS E ACTIVIDADES

- A Matemática do Dinheiro
Com esta actividade pretende-se desvendar a matemática que se esconde por trás do apuramento do lucro de um negócio. Quanto é que uma empresa tem que vender para conseguir ter lucro operacional? No início de um ano comercial, é possível calcular necessidades de vendas para atingir o principal objectivo do empresário: o lucro.

- Probabilidade e surpresa
Devemos ficar surpreendidos com o nascimento de um bebé às 3h05m do dia 3 de Maio com  3500 g de peso? Ou quando encontramos numa festa uma pessoa que faz anos no mesmo dia que nós? Nada como fazer as contas para termos a certeza...

- Magia ou Matemática?
Como alguns princípios matemáticos muito simples permitem fazer efeitos verdadeiramente mágicos.

- Leilões
Os alunos vão aprender alguns princípios económicos através da participação em vários tipos de leilões.

17h00 | Encerramento