Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

SEMINÁRIO | O Estado como elemento dinamizador do processo de desenvolvimento da Organização Científica do Trabalho? Uma abordagem comparativa

Em 04-12-2012 das 14:30 às 15:30 / Sala 104 | Miguel Lupi

No âmbito do Doutoramento em História Económica e Social. Oradora: Ana Carina Azevedo - IHC, FCSH-UNL

Resumo:

Pretendemos, nesta comunicação, suscitar o debate em torno do papel do Estado no processo de desenvolvimento da Organização Científica do Trabalho em Portugal, através da comparação com outras realidades nacionais.

De facto, entre os vários aspectos que, habitualmente, integram a análise da questão a nível internacional, o impacto das medidas estatais será, porventura, um dos mais considerados. Mas até que ponto poderemos afirmar que o Estado se apresentou em alguns países como um elemento dinamizador do processo? A resposta terá, obrigatoriamente, de ter em conta as características de cada país, bem como as alterações políticas que nele tiveram lugar ao longo do período em estudo. Como tal, propomos uma necessariamente breve comparação do processo de desenvolvimento da Organização Científica do Trabalho em Portugal, Espanha e França, através da identificação de alguns dos seus principais marcos e da articulação dos mesmos com alguns aspectos da conjuntura política e económica das décadas compreendidas entre o início do século XX e a II Guerra Mundial.