Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

WORKSHOP | Storytelling Through Infographics: Visualização de Dados para Jornalistas, Designers e Marketeers

Em 28-03-2014 às 09:30 / Quelhas 6 | Piso 3 | Room Delta

O ISEG associa-se ao CADA para promover formação inovadora em Portugal sobre Visualização de Dados. O Workshop é liderado por Christian Tate, Diretor de Arte da revista Delayed Gratification e Rob Orchard, Diretor Editorial da mesma revista, que costumam dar formação nestes temas nos cursos do jornal The Guardian -  Guardian Masterclasses.

Introdução

Atualmente, parece que toda a gente cria infografias e visualizações de dados. Embora esteticamente belas, é frequente que não consigam transmitir uma história de forma clara e eficaz. Este workshop de um dia ensina-o a encontrar as principais histórias nos dados e a traduzi-las em infografias envolventes e atrativas que conseguem ter um efeito poderoso.

O workshop é liderado por Christian Tate, Diretor de Arte da revista Delayed Gratification e Rob Orchard, Diretor Editorial da mesma revista, que costumam dar formação nestes temas nos cursos do jornal The Guardian -   Guardian Masterclasses.

O workshop integra uma mistura de apresentações e seminários com muitos exercícios práticos, atalhos e templates para tornar a pesquisa e criação de infografias tão eficaz e agradável quanto possível. Durante o dia, existirão oportunidades para se discutir projectos individuais com os tutores, e serão distribuídos guias 'como-fazer' de forma a que os participantes possam continuar a sua aprendizagem após o workshop.

Sobre o Workshop

O workshop Storytelling Through Infographics conduz os participantes ao longo das decisões cruciais que têm de ser tomadas para se poder contar uma história de forma eficaz e com impacto, através do design de dados. Inicia com um olhar sobre os princípios fundamentais na criação de infografias, com exemplos de boas e más práticas. Seguidamente, o workshop explora de que forma diferentes abordagens ao storytelling podem ser desenvolvidas para os mesmos dados e prossegue com as fases de compilação de dados, criação de parâmetros para os sets de dados, escolha dos dados a incluir, categorização, hierarquia e as formas apropriadas de representação dos dados. O ênfase será dado à combinação entre o olhar jornalístico e uma forte sensibilidade gráfica, de forma a criar infografias que são ao mesmo tempo esteticamente belas e que contam uma história poderosa.

Para além de apresentações, os participantes terão oportunidade de desenvolver vários exercícios práticos. Irão analizar sets de dados para descobrir as melhores histórias e abordagens, olhar para cenários de design de forma a definir que tipo de sets de dados são necessários encontrar (e definir estratégias para os conseguir captar) e apresentar ao grupo ideias de tratamento sugeridas. Este workshop não requer computadores - todas as ideias e sketches serão desenvolvidos em papel - mas os participantes poderão querer trazer os seus portáteis para poderem manusear os sets de dados.

O workshop será em língua inglesa.

Destinatários

Este workshop é ideal para:

• Jornalistas, profissionais de marketing e outros profissionais de comunicação que pretendam apresentar histórias de forma atrativa
  • Designers que queiram  desenvolver as suas competências de infografia e adicionar uma abordagem jornalística aos seus trabalhos
  • Freelancers que pretendam 'vender ideias' para infografias a publicações ou organizações

Sobre os Formadores

Christian Tate é o Director de Arte da empresa Slow Journalism, que edita a revista Delayed Gratification. É autor de inúmeras infografias ( clique aqui para ver uma seleção de seu trabalho recente para a revista Delayed Gratification), incluindo uma que lhe valeu o Silver Award para visualização de dados nos prémios 'Information is Beautiful. Para além do seu trabalho para a revista Delayed Gratification, criou infografias para clientes como Mazda, Zurich, revista Empire e BBC.

Rob Orchard é o Diretor Editorial da empresa Slow Journalism. Trabalha em parceria com o Christian para tratar sets de dados e contar fascinantes histórias políticas, culturais e sociais através de infografias na revista Delayed Gratification. Tem largos anos de experiência a escrever e encomendar reportagens e é também formador do curso Features Writing Masterclass, do jornal The Guardian.

Duração/ Datas

Dia 28 Março: 9.30h - 17h

Local

O workshop terá lugar na Sala Delta do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), Edifício Quelhas,  Rua do Quelhas, 6 (Santos).

Preço

O workshop tem um custo de 250€.
Este valor inclui almoço e coffee breaks durante o dia.
Este valor está isento de IVA.

Política de Reembolsos

Pode cancelar a sua inscrição neste workshop se notificar o CADA no mínimo 7 dias antes do início do workshop.
Se o CADA receber a sua notificação (e confirmar a sua receção), ser-lhe-á feito o reembolso do valor já pago.

» Clique aqui para efectuar a sua reserva

» Organizado por CADA