facebookPixel

Gabinete Internacional de Mobilidade

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Estágios Erasmus Link

Formalização da Candidatura Link

Para efeitos de seleção para uma Bolsa Erasmus, a candidatura a estágio deverá ser apresentada junto do GEI até ao   final do mês de Julho, do ano letivo anterior. A atribuição da bolsa estará dependente da disponibilidade de financiamento aquando da confirmação do mesmo. O estágio Erasmus poderá realizar-se com bolsa zero. As candidaturas apresentadas posteriormente não serão consideradas para efeitos de atribuição de bolsa Erasmus.

A candidatura a um estágio Erasmus integra quatro etapas.

 

1.ª Etapa:

Candidatura à "Empresa de Acolhimento": da responsabilidade do aluno. O primeiro contacto com a Empresa de Acolhimento deve ser efectuado pelo estudante. O aluno deverá elaborar uma Carta de Apresentação onde deverá referir o objectivo do estágio e a sua duração. A Carta de Apresentação deverá ser acompanhada pelo Currículo Vitae detalhado, em língua inglesa ou na língua do país de acolhimento (formato   Europass recomendado).

 

2.ª Etapa:

Candidatura ao estatuto de Estagiário Erasmus: a confirmação do estágio depende da emissão por parte da "Empresa de Acolhimento" de uma   Carta de Aceitação/ Letter of Acceptance . Só serão aceites Cartas de Aceitação que respeitem o conteúdo mínimo, nomeadamente a sua impressão em papel timbrado, indicando a   duração do estágio, a   identificação do tutor, a   descrição sucinta do plano de trabalhos a desenvolver e as   responsabilidades do   estagiário. A Carta deverá estar assinada e   carimbada (não serão aceites cópias).

As candidaturas terão de ser formalizadas até ao máximo de 55 dias antes do início do estágio. Não serão aceites candidaturas entregues após este período.

 

3.ª Etapa:

Formalização do  Acordo de Estágio/ Learning Agreement for Traineeships: o Acordo de Estágio designa o documento de mobilidade Erasmus para Estágios onde consta: o trabalho ou o programa de trabalho a ser executado; as aprendizagens a serem adquiridas em termos de conhecimento; as competências e as aptidões a serem adquiridas; tutoria; número de horas, devendo ter a duração mínima de 400; correspondência do estágio com os estudos/grau do estudante; reconhecimento a ser outorgado pela mobilidade, período da mobilidade. Este acordo é da responsabilidade conjunta do aluno e do IMO.

Antes de partir, o aluno deverá acordar, em colaboração com o coordenador Erasmus e a Empresa de Acolhimento, um plano de trabalho, o   Training Agreement, assinado pelas três partes envolvidas. A formalização deste procedimento será assegurada pelo IMO.

 

4.ª Etapa:

Preenchimento da  Ficha de Estudante/ Student Application Form.  e da   Procuração  , apenas para os alunos que se pretendem candidatar a uma Bolsa Erasmus.