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Influence of external factors and forecast on the consumption of medical health insurance

Aluno: JoÃo Miguel Almeida Da Cruz


Resumo
Este estudo envolveu uma análise estatística abrangente para identificar os elementos subjacentes que influenciam a frequência dos clientes do seguro de saúde Médis em Portugal. O conjunto de dados primário, obtido das bases de dados Sales Index e PorData, consistia numa gama diversificada de variáveis externas, que exigiam pré-processamento e análise abrangentes de dados. Após o processo inicial de categorização, as variáveis foram submetidas a tratamentos particulares que levaram em consideração as suas propriedades temporais e espaciais. Esses tratamentos envolveram a contabilização de fatores como ano, mês e município associados a cada variável. De seguida, foi utilizada a ferramenta analítica Radar para desvendar eventuais correlações que possam existir entre estes fatores e a frequência com que os clientes da Médis interagem com a empresa. Surgiram descobertas importantes, elucidando o impacto de diversas variáveis, como dias da semana, períodos de férias, taxas de poupança, despesas com cuidados de saúde e as ramificações da pandemia da COVID-19. Como resultado, foi tomada a decisão de adotar uma abordagem de GLM em substituição à análise de time series, uma vez que esta última produziu resultados insatisfatórios. A utilização da metodologia do GLM contribuiu para o avanço do nosso entendimento sobre aspetos influentes, fortalecendo o processo de análise e aumentando a nossa capacidade de tomar decisões baseadas em evidências empíricas. A utilização desta técnica abrangente permitiu obter conhecimentos significativos sobre a complexa dinâmica da frequência e consumo dos clientes Médis, melhorando assim os processos de tomada de decisão no setor dos seguros de saúde através do aumento do conhecimento e da eficácia.


Trabalho final de Mestrado