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PROFITABILITY ANALYSIS AND PREMIUM ADJUSTMENT OF MORTGAGE LIFE INSURANCE UNDER IFRS 17

Aluno: Bruna Margarida Pina Faria Pita


Resumo
Em Portugal, quando um segurado contrai um crédito à habitação, as instituições de crédito exigem-lhe a subscrição de um seguro de vida associado ao empréstimo. Embora esta exigência não seja obrigatória por lei, constitui uma condição para a aprovação do crédito, uma vez que, em caso de morte ou invalidez do mutuário, a seguradora garante o pagamento do capital em dívida à instituição de crédito. Sendo este seguro de vida essencial para a aprovação do crédito, é expectável que várias seguradoras apresentem produtos distintos, tanto ao nível dos prémios como ao nível das coberturas oferecidas, tornando o mercado extremamente competitivo. Na empresa onde decorreu o estágio, CA Vida, este ambiente competitivo tornou-se evidente, tendo levado a um aumento significativo do número de anulações de apólices e, consequentemente, a dificuldades na retenção da carteira de clientes deste produto associado ao crédito à habitação. Estes acontecimentos resultaram numa pressão acrescida para rever os prémios deste produto de Vida Risco, uma vez que os prémios atualmente cobrados não são suficientemente competitivos para evitar a transferência de clientes para outras seguradoras. É neste contexto que se enquadra o principal objetivo do estágio: analisar a oferta da concorrência, identificar as causas das dificuldades na retenção da carteira de clientes e, por fim, apresentar sugestões para rever e ajustar os prémios, de forma a tornar o produto mais competitivo e, simultaneamente, rentável e sustentável para a seguradora CA Vida. Após a conclusão do estudo, foi identificada uma possível causa do problema, tendo sido recomendados ajustamentos dos prémios aos responsáveis pela tomada de decisão.


Trabalho final de Mestrado