Aluno: Maria Carolina SimÕes Coelho
Resumo
O presente trabalho investiga a relação entre fake news e a capacidade dos
utilizadores de as identificarem nas redes sociais, bem como a influência dessa habilidade
na confiança dessas plataformas. A proliferação de notícias falsas tornou-se um dos
principais desafios da era digital, afetando a confiança nas fontes de informação e
contribuindo para a disseminação de desinformação. Além disso, o fenómeno das filter
bubbles — onde algoritmos tendem a reforçar visões e crenças já existentes, limitando a
exposição a conteúdos divergentes — agrava este cenário, dificultando ainda mais a
distinção entre factos e falsidades.
Este estudo pretende compreender como os utilizadores avaliam a veracidade dos
conteúdos que consomem e qual o impacto da sua perceção de fake news e da existência
de filter bubbles no seu comportamento online.
A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa através de um questionário online,
cujas 144 respostas válidas permitem explorar o comportamento dos utilizadores face à
desinformação. Os resultados indicam que, embora a frequência de uso das redes sociais
e as competências de informação não estejam diretamente associados a uma maior
confiança na informação, a capacidade crítica dos utilizadores em avaliar a veracidade
das notícias é um fator determinante na sua confiança global nas plataformas.
A investigação revela também que utilizadores com maior confiança nas suas
capacidades de avaliação tendem a ser mais cautelosos na partilha de conteúdos, evitando
disseminar informações duvidosas ou não verificadas. Além disso, a presença de filter
bubbles pode contribuir para o reforço de perceções enviesadas, limitando o acesso a
perspetivas diversas e tornando mais difícil a deteção de fake news.
Conclui-se que o combate à desinformação nas redes sociais passa, em grande parte,
pela capacitação dos utilizadores para reconhecerem e filtrarem conteúdos falsos,
promovendo um ecossistema digital mais seguro e informativo. A consciencialização
sobre o impacto das filter bubbles e a promoção de uma literacia digital crítica são
essenciais para mitigar os efeitos da desinformação no ambiente online.
Trabalho final de Mestrado