Aluno: Carolina Marques Alexandre
Resumo
Este trabalho de projeto tem como objetivo desenvolver um Plano de Negócios para a criação de uma empresa, a Greenyard Farmers, produtora de uma muito antiga fórmula de nutrição, a Spirulina, que hoje representa uma forma mais sustentável de complementar a alimentação saudável.
Para desenvolver este Plano de Negócios, foram comparadas várias metodologias, sendo selecionada a metodologia de Kuratko (2009), por ser uma metodologia que destaca o processo de operações, que neste negócio é fundamental, por enfatizar as projeções e o controlo de negócio e, ainda, por concentrar as suas análises externas no marketing e nas características de mercado em vez de focar numa forte análise ambiental e competitiva.
Foi desenvolvido um estudo no sentido de perceber qual a viabilidade deste negócio, nomeadamente para saber se a população conhece esta microalga, quais os seus hábitos de alimentação e qual o interesse no negócio.
Foi elaborado um plano financeiro que permitiu decidir a implementação do projeto. Neste plano foram desenvolvidas algumas fórmulas de cálculo e análise do investimento, nomeadamente o VAL (Valor Atualizado Líquido), a TIR (Taxa Interna de Rendibilidade) e o PRI (Período de Recuperação do Investimento). Obteve-se um VAL positivo de 107.669,92€, uma TIR de 64,01% e o PRI médio de, aproximadamente, sete anos. Foi também realizada a análise da sensibilidade ao preço e à procura que demonstrou que o projeto é pouco sensível a estes dois parâmetros sendo que, o negócio é viável mesmo quando o preço ou as quantidades vendidas reduzem 15% do seu valor. Concluiu-se ainda que o preço médio de um quilo de Spirulina seca pode baixar até aos 114€ sem que o projeto deixe de ser viável.
Trabalho final de Mestrado