Aluno: Rui Fernando Ventura Carvalho De Almeida
Resumo
A redução das importações implica um desenvolvimento da atividade industrial e empresarial nacional, fazendo face às necessidades e exigências da economia Angolana. Neste particular, o sector alimentar e bebidas tem um papel fundamental a desempenhar no curto/médio prazo.
Neste trabalho de projeto, e tendo por base cada uma das fileiras que suportam este sector, foi aplicada uma metodologia própria para a seleção das 7 (sete) fileiras produtivas mais relevantes do sector alimentar e bebidas e por isso consideradas estratégicas. Esta análise foi suportada numa matriz de pertinência e relevância de acordo com um conjunto de pressupostos que assentam no desenvolvimento de cada fileira a curto, médio e longo prazo. Cada uma das fileiras selecionadas foi posteriormente avaliada para identificar atividades consideradas relevantes, de acordo com a classificação das atividades económicas, identificando desta forma subfileiras estratégicas com enquadramento provincial dos respetivos investimentos.
As conclusões obtidas permitiram identificar as subfileiras do setor agroalimentar e bebidas de Angola consideradas estratégicas para o desenvolvimento industrial, económico e social do país.
Trabalho final de Mestrado