Aluno: Miriam Morgado Sardinha
Resumo
A presente dissertação aborda o problema relacionado com a gestão de frota nas rotas de distribuição da indústria farmacêutica, um desafio acentuado pelas exigências do setor, nomeadamente: prazos de entrega a cumprir, controlo de custos, sustentabilidade e conformidade com as normas regulamentares impostas. A falta de planeamento das rotas de distribuição pode gerar desperdícios de recursos, aumento dos custos operacionais associados e degradação ao nível do serviço que gera insatisfação dos clientes.
Com o objetivo de apoiar na tomada de decisões sustentáveis, foi desenvolvido um modelo de otimização multicritério, que combina simultaneamente critérios económicos, sociais e ambientais.
A metodologia de estudo de caso, teve por base a recolha de dados reais de uma empresa de distribuição farmacêutica, utilização de ferramentas digitais e em simultâneo, a colaboração com o Gestor de Frota, o que permitiu obter dados atualizados e fidedignos.
O modelo foi implementado através do suplemento do Microsoft Excel, o Solver, uma ferramenta que permitiu obter a rota ótima com base na minimização da distância a percorrer, considerando as restrições indicadas.
Os cinco veículos da frota (elétricos e a combustão), foram avaliados através de nove subcritérios com base na importância e peso de cada dimensão, o que permitiu comparar as alternativas disponíveis e calcular o score final de cada viatura, identificando assim qual a melhor opção no desempenho global, destacando-se como sendo a viatura mais adequada para a execução da rota ótima obtida previamente.
Os resultados obtidos através da implementação do modelo permitiram percecionar que é possível obter ganhos significativos, tais como a redução de tempo e custos por rota.
Em suma, a utilização de modelos de apoio à decisão, contribui para uma gestão mais eficiente e sustentável na distribuição farmacêutica. O modelo de otimização multicritério desenvolvido adapta-se a diferentes cenários e contextos logísticos, podendo ser atualizado com novos dados, permitindo a sua aplicação como um instrumento de gestão eficiente.
Trabalho final de Mestrado