Aluno: Beatriz SÃo Pedro Louro Costa
Resumo
A atração e retenção de talento jovem constitui um dos principais desafios estratégicos
das organizações contemporâneas, especialmente em setores com uma imagem
tradicional, como o setor bancário. Este estudo procurou compreender os fatores que a
Geração Z mais valoriza na escolha de um empregador e avaliar em que medida o setor
bancário corresponde a essas expectativas, com base na Employer Attractiveness Scale
desenvolvida por Berthon et al., (2005). Recorreu-se a uma metodologia quantitativa,
com aplicação de um questionário online a uma amostra de 200 indivíduos pertencentes
à Geração Z, complementada por duas questões de cariz qualitativo. Os resultados
revelaram que a Geração Z atribui maior importância a fatores intangíveis, como
desenvolvimento pessoal e interesse pelo trabalho, e que existe uma discrepância
significativa entre a importância atribuída aos fatores de Employer Branding e a perceção
desses mesmos fatores no setor bancário. A análise qualitativa permitiu reforçar os dados
obtidos, revelando que os principais motivos de rejeição do setor bancário prendem-se
com a perceção de rigidez, pressão e falta de inovação. O estudo termina com implicações
práticas e sugestões para investigações futuras.
Trabalho final de Mestrado