Aluno: Joana Maria Maia De Carvalho
Resumo
As mulheres possuem um conjunto de características identificadas como eficazes no exercício da liderança, contudo ainda se encontram sub-representadas em cargos de liderança. Porém, têm conseguido alcançar conquistas significativas no mercado de trabalho, assumindo gradualmente posições hierarquicamente superiores. É neste contexto que se insere o presente estudo, cujo principal objetivo é identificar as características significativas na ótica de mulheres líderes, percecionar quais as mais e menos significativas e a perceção da existência de diferenças no estilo e na maneira de liderar entre o género masculino e feminino. Para a recolha de informação, utilizou-se a metodologia qualitativa, tendo sido realizadas 34 entrevistas semiestruturadas a mulheres que ocupam cargos de liderança em diferentes setores de atividade.
Os resultados demonstram um conjunto de características valorizadas pelas líderes entrevistadas, que coincidem com os contributos teóricos apresentados na revisão de literatura. Para além disso, apresenta novos traços de liderança constituindo um contributo relevante para o aprofundamento do conhecimento sobre a liderança feminina. Foi possível organizar as características num Top 6 com as consideras mais significativas e Bottom 6 com aquelas menos valorizadas. Verificou-se ainda que o estilo de liderança transformacional é o mais utilizado pelas mulheres.
Outro ponto que merece atenção, é o facto de a maioria das participantes reconhecer diferenças entre o estilo e a maneira de liderar entre homens e mulheres, sendo o estilo feminino descrito por uma maior sensibilidade relacional orientação para as pessoas e foco no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores.
Trabalho final de Mestrado