Aluno: Pedro Miguel Bernardo GonÇalves
Resumo
Decorrente de diretrizes europeias são implementadas diversas políticas, programas e medidas de Ensino e Formação Profissional (EFP), em Portugal, muitas da quais impactam no Setor da Hotelaria e Restauração (SHR). Avaliando as orientações da União Europeia, a sua implementação e adaptação em Portugal e a execução, em particular, no SHR. Destaca-se a importância do EFP e da Aprendizagem ao Longo da Vida no desenvolvimento de competências e inovação.
A investigação, de natureza qualitativa, baseia-se em entrevistas a chefias do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP. e procura compreender se o EFP é uma vantagem competitiva, quais as medidas e modalidades mais implementadas, qual o impacto de políticas nacionais na execução das mesmas e o papel das parcerias institucionais.
Com base nos dados do estudo, existe na atualidade um EFP mais adequado às entidades, correspondendo às necessidades do setor, dotando-o de colaboradores com mais conhecimentos e competências. Permitindo melhorar práticas de Gestão de Recursos Humanos (desenvolvimento de competências e recrutamento) e dotando as entidades que recorrem ao EFP de uma vantagem competitiva. Contribuindo para que haja uma cultura de aprendizagem permanente e seja uma resposta a necessidades económicas.
Trabalho final de Mestrado