Aluno: Sara Isabel Claro Fernandes Ribeiro
Resumo
Num cenário marcado pela transformação digital, que continuamente redefine as estratégias de comunicação e marketing, os influenciadores digitais assumem um papel fundamental no contexto organizacional. Face a um ambiente competitivo e em constaste evolução tecnológica, torna-se fundamental que as organizações adotem abordagens inovadoras que promovam a eficácia e acrescentem valor estratégico.
Neste contexto, o presente estudo propõe-se a analisar o papel dos influenciadores digitais no desempenho organizacional, procurando compreender de que forma o seu papel contribui para o relacionamento com os clientes, através da satisfação e fidelização, para os processos internos da organização, para o desempenho financeiro, nomeadamente da rendibilidade do investimento e no aumento das vendas, assim como para a aprendizagem e crescimento organizacional.
Com base numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a profissionais dos departamentos de marketing e recursos humanos de empresas que integram influenciadores nas suas estratégias de comunicação. Os dados
obtidos evidenciam que os criadores de conteúdo desempenham um papel positivo no desempenho organizacional, embora os efeitos das suas ações variem consoante fatores como o alinhamento de valores, o tipo de influenciador ou o grau de maturidade digital da empresa. Verificou-se, também, que permanece como desafio relevante a capacidade das organizações medirem com precisão os efeitos diretos dessas colaborações, sobretudo no que se refere à rendibilidade do investimento e à conversão efetiva em vendas.
Este estudo destaca, assim, numa abordagem abrangente proporcionada pela utilização do Balanced Scorecard, a importância de uma gestão estratégica e articulada destas parcerias e sugere a necessidade de futuras investigações que explorem o fenómeno numa abordagem integrada que contemple, de forma simultânea, as perspetivas dos influenciadores digitais, dos consumidores e das organizações.
Trabalho final de Mestrado