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Equity Research: BMW Group

Aluno: Alexandra Margarida PimpÃo MaurÍcio


Resumo
O presente Equity Research é realizado no âmbito do mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresarias do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e tem como objetivo a avaliação das ações do Grupo BMW. Para tal, foi essencial elaborar um estudo de indústria do setor automóvel, tendo em conta os seus principais concorrentes no setor, de modo a estudar e entender melhor o mesmo. Esta avaliação foi feita seguindo o método Free Cash Flow to Firm (FCFF), como método de avaliação absoluto, considerando este o mais apropriado à avaliação do objeto de estudo, do Grupo BMW. Este método foi acompanhado do Método dos Múltiplos, como método de avaliação relativa, e estes juntos trazem a robustez necessária à avaliação. De seguida, deu-se a conhecer a empresa, neste caso, o Grupo BMW, e fez-se uma análise estratégica do mesmo, utilizando a análise das 5 forças de Porter, análise SWOT e uma análise da concorrência como ferramentas desta análise, e uma análise macroeconómica. Na avaliação do Grupo, o resultado foi subvalorização das ações da empresa, uma vez que a 31/12/2024, o preço por ação de 78,98€ é superior ao price target obtido no presente estudo de 71,94€, o que revelou um downside potencial de -8,92%. A recomendação, apesar do downside revelado pelo estudo, é a compra da ação, com base numa perspetiva de valorização sustentada a médio e longo prazo. O setor automóvel encontra-se num momento de profunda transformação, impulsionado por exigências regulatórias crescentes, pela transição para a mobilidade elétrica e pela digitalização dos modelos de negócio. Neste contexto, o Grupo demonstra uma posição competitiva sólida, com investimentos consistentes em inovação tecnológica e sustentabilidade.


Trabalho final de Mestrado