Aluno: Alexandra Margarida PimpÃo MaurÍcio
Resumo
O presente Equity Research é realizado no âmbito do mestrado em Contabilidade,
Fiscalidade e Finanças Empresarias do Instituto Superior de Economia e Gestão da
Universidade de Lisboa, e tem como objetivo a avaliação das ações do Grupo BMW. Para
tal, foi essencial elaborar um estudo de indústria do setor automóvel, tendo em conta os seus
principais concorrentes no setor, de modo a estudar e entender melhor o mesmo.
Esta avaliação foi feita seguindo o método Free Cash Flow to Firm (FCFF), como
método de avaliação absoluto, considerando este o mais apropriado à avaliação do objeto de
estudo, do Grupo BMW. Este método foi acompanhado do Método dos Múltiplos, como
método de avaliação relativa, e estes juntos trazem a robustez necessária à avaliação.
De seguida, deu-se a conhecer a empresa, neste caso, o Grupo BMW, e fez-se uma
análise estratégica do mesmo, utilizando a análise das 5 forças de Porter, análise SWOT e
uma análise da concorrência como ferramentas desta análise, e uma análise
macroeconómica.
Na avaliação do Grupo, o resultado foi subvalorização das ações da empresa, uma
vez que a 31/12/2024, o preço por ação de 78,98€ é superior ao price target obtido no
presente estudo de 71,94€, o que revelou um downside potencial de -8,92%.
A recomendação, apesar do downside revelado pelo estudo, é a compra da ação, com
base numa perspetiva de valorização sustentada a médio e longo prazo. O setor automóvel
encontra-se num momento de profunda transformação, impulsionado por exigências
regulatórias crescentes, pela transição para a mobilidade elétrica e pela digitalização dos
modelos de negócio. Neste contexto, o Grupo demonstra uma posição competitiva sólida,
com investimentos consistentes em inovação tecnológica e sustentabilidade.
Trabalho final de Mestrado